Dados do Trabalho


Título

IMPLANTAÇÃO DA CIHDOTT NO HOSPITAL REGIONAL DO SERTÃO CENTRAL – QUIXERAMOBIM - CEARÁ

Introdução

O município de Quixeramobim está localizado na região do sertão central, do estado do Ceará. O hospital regional foi estabelecido em 2017, beneficiando uma população de aproximadamente 630.000 habitantes e 20 municípios ao seu redor. Em junho de 2018 o hospital instituiu a sua comissão, que passou a realizar as notificações a partir de janeiro de 2019, após a capacitação de sua equipe em dezembro de 2018. As regiões norte e sul do estado já contavam com Organizações de Procura de Órgãos (OPO) desde 2015. Portanto, foi de grande importância a instalação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) na região.

Material e Método

Adotou-se a abordagem quantitativa, analisando-se os relatórios gerados pela CNCDO-CE, analisando-se o período de janeiro a março de 2019.
A análise foi realizada considerando-se o número de notificações do primeiro trimestre de 2019.

Resultados

De janeiro a março de 2019 foram registradas cinco notificações que resultaram em duas doações efetivações, representando uma taxa de efetivação de 40%.
A captação dos órgãos e tecidos foi realizada por equipes de captação à distância, com o apoio do CIOPAER, que viabiliza o transporte rápido da equipe e dos órgãos e tecidos.

Discussão e Conclusões

Concluímos que a criação da nova CIHDOTT levou a abertura de protocolos das ações relacionadas ao processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes, antes não realizadas na região. Isso impacta na melhoria dos indicadores e resolutividades pois elimina a necessidade de movimentação de pacientes entre a região e a capital do estado, pois institucionaliza a abertura e o segmento do protocolo. Melhora ainda a qualificação dos profissionais no diagnóstico de ME e manutenção hemodinâmica, viabilizando os leitos para novos atendimentos.

Palavras Chave

Doação; Órgãos; Transplantes; CIHDOTT.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Notificação

Instituições

CET-CE - Ceará - Brasil

Autores

MONICA MARIA PAIVA LIMA, ELIANA RÉGIA BARBOSA DE ALMEIDA, MARIA NEIDE ALVES TEIXEIRA, ROSÂNGELA GASPAR CAVALCANTE, ANA YÁSKARA CAVALCANTE CARVALHO, EUGÊNIA FILIZOLA SALMITO MACHADO, LÚCIO KILDADE E SILVA LIMA, MARIA CLÁUDIA CARNEIRO PINTO, REGINA CLÁUDIA MELO FERNANDES, SANDRA SOLANGE LEITE CAMPOS