Dados do Trabalho


Título

Perfil dos pacientes com tuberculose em um serviço de transplante hepático

Introdução

A reativação da tuberculose é uma preocupação importante em pacientes submetidos a transplantes de órgãos sólidos, no contexto sócio-econômico dos países em desenvolvimento como o Brasil. A imunossupressão pode levar à manifestações pulmonares da doença ou até à tuberculose disseminada em casos extremos. Nosso trabalho busca avaliar o perfil dos pacientes que apresentaram manifestações de tuberculose após o transplante hepático.

Material e Método

Análise retrospectiva dos prontuários médicos de 400 pacientes submetidos a transplante hepático em um hospital brasileiro.

Resultados

Encontramos 4 pacientes com manifestações de tuberculose nessa população. 3 eram do sexo masculino, e uma do sexo feminino. As idades variaram de 36 a 58 anos. Em um dos casos, foi notado o surgimento de nódulos pulmonares em exame de rastreamento para recidiva de hepatocarcinoma, mas o paciente encontrava-se assintomático. Em 2 casos, os pacientes apresentavam sintomas respiratórios, como tosse seca e dispneia, além de febre e sudorese noturna. Em um dos casos o paciente apresentou sintomatologia intensa, com dispneia e ortopneia importantes, dor torácica, além de dor e aumento de volume testicular. Este foi o único paciente com manifestações extrapulmonares de tuberculose (pleural e urogenital). Em todos os casos o diagnóstico foi obtido por meio de exames radiológicos e coleta do escarro. Um único paciente apresentou hepatite medicamentosa durante o tratamento, mas com melhora completa após o término do mesmo.

Discussão e Conclusões

A tuberculose pode se apresentar de forma insidiosa após o transplante, e um alto índice de suspeição clínica é necessário para o adequado diagnóstico e tratamento destes pacientes, sendo importante também o cuidadoso monitoramento da função hepática durante o tratamento.

Palavras Chave

Tuberculose, transplante hepático

Área

INFECÇÃO - Bactéria - Fígado

Instituições

Instituto de Cardiologia do Distrito Federal - Distrito Federal - Brasil

Autores

Gustavo de Sousa Arantes Ferreira, Deborah Roberta Liduario Raupp, André Luis Conde Watanabe, Natália de Carvalho Trevizoli, Fernando Marcus Felippe Jorge, Luiz Gustavo Guedes Diaz, Priscila Brizolla de Campos, Gabriel de Oliveira Nunes Caja, Ana Virginia Ferreira Figueira