Dados do Trabalho


Título

Anastomose entre Veia Porta e Veia Gástrica Esquerda em transplantes hepáticos em 4 pacientes com trombose do Sistema Porta

Introdução

Atualmente, buscam-se alternativas viáveis e seguras para a realização de transplante hepático em pacientes com trombose portoesplenomesentérica extensa. Dessa forma, visando um adequado fluxo sanguíneo para o enxerto, várias técnicas têm sido desenvolvidas, podendo citar shunts, enxertos vasculares e trombectomias, sendo esta última o principal método empregado, algumas vezes, porém, não se conseguindo o bom fluxo esperado.

Material e Método

Estudo retrospectivo com revisão dos prontuários de 4 pacientes submetidos à transplante hepático com realização de anastomose término-lateral entre veia porta (VP) e veia gástrica esquerda (VGE) como opção para melhor forma de reperfusão do enxerto nessas situações. Realizou-se também revisão de literatura sobre o tema.

Resultados

Os quatro pacientes apresentavam trombose de veia porta de grau II/III na classificação de Yerdel, demonstraram, no transoperatório, boa reperfusão imediata do enxerto. Desse total de casos, 2 evoluíram muito bem, sem complicações; 1 paciente apresentou, dois meses após o transplante, estenose em veia cava superior, que não mostrava relação com a anastomose realizada; e 1 caso resultou em óbito em virtude de complicações metastáticas decorrentes de carcinoma hepatocelular (CHC).

Discussão e Conclusões

De acordo com os dados apresentados, nos quais houve sucesso na realização da técnica empregada com 4 pacientes durante transplante hepático, conclui-se que a anastomose vascular entre VP e VGE é uma alternativa viável aos pacientes com trombose do sistema porta, garantindo eficiente fluxo sanguíneo de forma a assegurar a função do enxerto.

Palavras Chave

Transplante de fígado / Trombose do Sistema Porta/ Veia Gástrica Esquerda/ Veia Porta/ Reperfusão do enxerto

Área

FÍGADO - Técnica cirúrgica

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Ceará - Brasil

Autores

MADALENA DA SILVA COUTINHO, JOSÉ HUYGENS PARENTE GARCIA, GUSTAVO RÊGO COELHO, DANIELE RODRIGUES VASCONCELOS, AMANDA VITÓRIA CONSTÂNCIO MOREIRA, ALEXIA RANGEL DE CASTRO, CARLOS EDUARDO LOPES SOARES, NATHÁLIA FARIAS VASCONCELOS