Dados do Trabalho


Título

FCXM e pesquisa de DSA na estratificação de risco para rejeição aguda mediada por anticorpos

Introdução

Pacientes(pctes) sensibilizados(PRA>0) tem maior risco de rejeição aguda mediada por anticorpos (RAMA). Provas cruzadas por CDC e/ou citometria de fluxo(FCXM) associadas a pesquisa de DSA são indicados para estratificação de risco imunológico pré-transplante(pré-Tx).

Material e Método

Estudo retrospectivo comparando o resultado da FCXM (soro pré-Tx) de pctes sensibilizados, receptores de tx renal com doador falecido (com resultado negativo no CDC), com a ocorrência de RAMA no 1º ano pós-tx. Todas as rejeições foram comprovadas por biópsia, pesquisa de C4d e presença de DSA.

Resultados

Entre 2010-2018 foram transplantados 375 pctes sensibilizados; 104 deles que possuíam FCXM pré-tx foram incluídos no estudo. Idade média de 45±13anos, 70% de mulheres e 73% receptores do 1º tx renal. 73% possuíam DSA(DSA+) no pré-tx com mediana de MFI=3146(2125-7077).
A incidência de RAMA no 1º ano pós-tx foi de 34%(35/104), sendo mais frequente nos pctes com DSA+ no pre-tx(43% vs 7%, p

Discussão e Conclusões

Embora a FCXM seja um importante indicador da ocorrência de rejeição, ela isoladamente não pode ser usada como indicador de risco para tal evento, mas sim em análise conjunta com pesquisa de DSA pré-tx.

Palavras Chave

Rejeição Aguda, Citometria de Fluxo,Transplante renal

Área

IMUNOBIOLOGIA

Instituições

InCor - HCFMUSP - São Paulo - Brasil, Unidade de Transplante Renal - HCFMUSP - São Paulo - Brasil

Autores

Elaine Uchima Uehara, Patricia Soares de Souza, Carlos Sergio Viggiani, Gislene de Oliveira Bezerra, Renata Pereira de Souza, Elias David Neto, Jorge Kalil, Nicolas Panajotopoulos, Helcio Rodrigues