Dados do Trabalho


Título

ANTICORPOS ANTI-HLA EM PACIENTES NA LISTA DE ESPERA DE TRANSPLANTE RENAL NO ESPÍRITO SANTO

Introdução

O estudo avaliou a presença de anticorpos anti-HLA-A, -B e -DR (acHLA) em relação aos transplantes prévios, as incompatibilidades (MM) nos pacientes que realizaram transplante prévios, o número de acHLA específicos e a intensidade média de fluorescência (MFI).

Material e Método

Foram analisadas amostras de soro de 08/2018 de pacientes em lista de espera sem transplante prévio (TX0, n=193) e pacientes submetidos a um transplante renal (TX1, n=88) e dois transplantes (TX2, n=11). As amostras de soro foram avaliadas através dos testes de LabScreen®Mixed (NBG>4,5), LabScreen®SingleAntigen (MFI>3.000) ou por LabScreen®PRA (MFI ≥ 2.000).

Resultados

A mediana do PRA de classe I e II nos pacientes que haviam realizado o transplante foi: Classe I 76% e 97% e Classe II 61% e 86%, TX1 e TX2, respectivamente (p<0,001). A distribuição por subgrupos de reatividade aos AcHLA evidenciou reatividade >79% em uma das duas classes em 24 amostras (12,4%) de pacientes TX0, 51 TX1 (65,4%) e 8 TX2 (88,9%). O número de MM nos pacientes que haviam realizado 1 ou 2 transplantes, foi de 61 no loco A, no loco B 64 e no DRB1 55. A presença de DSA HLA-A, -B, -DR nas amostras de soro dos pacientes em lista de espera evidenciou um aumento crescente da mediana do somatório dos MFI dos DSA para HLA-A, -B e -DR em função do número de transplantes e uma diferença significativa no número de DSA para HLA-DR. Nem todas as MM induziram a formação de DSA acima do cutoff (8 incompatibilidades HLA-A, 13 HLA-B e 9 HLA-DRB1), porém estes anticorpos estavam presentes em pelo menos 22 amostras dos 126 receptores.

Discussão e Conclusões

A mediana do % PRA, o somatório dos MFI e o número de AcHLA são mais elevados nos receptores com transplantes prévios comparados com os pacientes sem transplante prévio.

Palavras Chave

rim, PRA, DSA, Vitória-ES

Área

HISTOCOMPATIBILIDADE/IMUNOGENÉTICA

Instituições

Hospital Evangélico de Vila Velha - Espírito Santo - Brasil, Hospital Meridional de Vitória - Espírito Santo - Brasil, Laboratório de Histocompatibilidade e Criopreservação - UERJ - Rio de Janeiro - Brasil, Laboratório LIG Biologia Molecular e Imunogenética - Espírito Santo - Brasil

Autores

Maria Inês Azevedo Abreu, Luís Cristóvão Porto, Márcia Biccas, Rafael Ribeiro Oliveira, Lauro Monteiro Vasconcellos, Luciana Assis Borba