Dados do Trabalho


Título

RESGATE HISTÓRICO DO TRANSPLANTE RENAL NO BRASIL: PRIMEIROS CASOS

Introdução

O Brasil é atualmente um dos países líderes em transplante renal. O objetivo deste estudo é resgatar a história do primeiro transplante renal no Brasil e esclarecer algumas questões remanescentes.

Material e Método

Foram revisados os arquivos disponíveis na internet, nos prontuários médicos e nos registros dos jornais brasileiros sobre o transplante renal, a fim de entender melhor os primeiros transplantes realizados em nosso país.

Resultados

O primeiro transplante renal no Brasil foi realizado no Rio de Janeiro, no Hospital dos Servidores do Estado, em 16 de abril de 1964, completando portando 55 anos em 2019. Os cirurgiões foram Alberto Gentile, Carlos Abdalla, Carlos Rudge, Oscar Régua, Antonio Carlos Cavalcante e Ivonildo Torquato. Os médicos clínicos foram: Francisco Santino Filho, Yussef Bedran, Luis Leal e Jaime Landman; assistentes: Tuffic Simão (Medicina Respiratória) e Halley Pacheco (Imunologia). O paciente tinha 18 anos e recebeu o órgão de um doador vivo em uma cirurgia que durou 8 horas. O segundo transplante renal no Brasil foi realizado em 1965, em São Paulo, no Hospital das Clínicas, pela equipe do Dr. Geraldo Campos Freire e Dr. Emil Sabbaga, embora alguns livros e artigos mencionem equivocadamente esta cirurgia como o primeiro transplante renal realizado no Brasil. O paciente paulista recebeu o rim de seu irmão e viveu por vários anos. Já o primeiro transplante renal de um doador falecido no Brasil foi realizado em Ribeirão Preto, São Paulo, em 1967, pela equipe do Dr. Aureo José Ciconelli.

Discussão e Conclusões

Reconhecer fatos históricos é importante para entender os tempos atuais. A história do transplante no Brasil é muito bem-sucedida, e nosso país é atualmente um dos mais importantes centros do mundo na área de transplantes renais, tanto em quantidade como em qualidade.

Palavras Chave

Transplante renal; História.

Área

RIM - Registros/Resultados do Centro

Instituições

Grupo CSB - Bahia - Brasil, Universidade de Fortaleza - Ceará - Brasil, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Geraldo Bezerra da Silva Junior, José A. Moura Neto, Edison Souza