Dados do Trabalho


Título

Papel da fisioterapia no manejo do hidrotórax hepático no período de espera pelo transplante de fígado: relato de caso.

Introdução

O Hidrotórax Hepático (HH) é definido como derrame pleural transudativo, em pacientes cirróticos que tenham Hipertensão Portal sem qualquer outra causa cardiopulmonar definida. Podem evoluir assintomáticos ou apresentar hipoxemia, falência respiratória, hipotensão sistêmica, dispneia, tosse não produtiva, dor pleurítica, e fadiga devido a hipoxemia.

Material e Método

Relato de caso realizado através da revisão de prontuário do tratamento fisioterapêutico adotado (uso de pressão positiva, incentivador respiratório e cinesioterapia respiratória associada à fortalecimento muscular de extremidades) de junho à novembro de 2016 e resultados obtidos avaliados através de radiografia (rx) de tórax, força da musculatura respiratória e desempenho no teste de caminhada de 6 minutos (TC6).

Resultados

Após inicio do tratamento fisioterapêutico paciente necessitou de somente uma toracocentese de alivio, anteriormente realizada semanalmente, com manutenção do nível do HH ao rx, melhora da força de musculatura respiratória (Pressão inspiratóra máxima de -45 para -64 cmH2O e Pressão expiratória máxima de 44 para 90 cmH2O) e distância percorrida TC6 de 308 para 425 metros.

Discussão e Conclusões

Boiteu em 1990, descreve uso de pressão positiva contínua (CPAP) por três horas durante quatro vezes o dia, combinado com paracentese, toracocentese e pleurodese com tetraciclina para minimizar os sintomas respiratórios de seis em sete pacientes com HH. Não encontramos nenhum caso de HH tratado de forma conservadora com fisioterapia na literatura. Mais estudos se fazem necessários, porém o tratamento com fisioterapia respiratória pode ser uma alternativa para esses pacientes, principalmente por se utilizar de técnicas não invasivas e que não causam riscos à saúde do paciente.

Palavras Chave

Hidrotórax
cirrose hepática
fisioterapia

Área

MULTIDISCIPLINAR - Fisioterapia

Instituições

Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil

Autores

Kamilla Alice Lima Ramachotte, Mariana Vitória Gasperin, Andreza Correa Teixeira, Fernanda Fernandes Souza, Ênio David Mente