Dados do Trabalho


Título

ESTADO NUTRICIONAL E EVOLUÇÃO CLÍNICA DE PACIENTES SUBMETIDOS A TRANSPLANTE HEPÁTICO NO INTERVALO DO PRÉ-OPERATÓRIO ATÉ O MOMENTO DE ALTA HOSPITALAR NO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE CAMPINAS: Resultados Preliminares

Introdução

A desnutrição hospitalar é um problema recorrente e que merece grande atenção por demonstrar alto índice no país, e o tempo de internação se relaciona diretamente com essa prevalência. A desnutrição desfavorece a recuperação e apresenta alto risco para desenvolver complicações pós cirúrgicas, relacionando-se assim com a morbimortalidade dos pacientes. Para contornar esse cenário, algumas estratégias vêm sendo estudadas. Para tal, a triagem nutricional se mostra com grande importância para a detecção e controle do risco nutricional do paciente. O estudo visa analisar o estado nutricional (EN) de pacientes no pré transplante hepático e no momento da alta hospitalar e suas mortalidades, relacionando com as estratégias nutricionais.

Material e Método

Estudo retrospectivo, de dados coletados a partir do prontuário de 28 pacientes. Amostra composta por indivíduos que foram submetidos ao transplante hepático, de ambos os sexos e de etiologias diversas. Foram colhidos dados antropométricos e bioquímicos dopré transplante e no momento da alta hospitalar.

Resultados

No pré-transplante não observa-se desnutrição pelo IMC; durante a internação 46% dos que não vieram a óbito apresentou perda de peso, sendo 13% passando para desnutrição, 33% não teve mudanças significativas e 20% ganhou peso. A albumina sérica e os valores de proteína total estão inadequados em todos os pacientes avaliados, tendo ainda diminuição de tais valores no intervalo analisado.

Discussão e Conclusões

A classificação de IMC não mostram níveis de desnutrição, porém com os exames bioquímicos interpreta-se outro quadro. Isso pode ser resultado da fisiopatologia, devido ascite e/ou edema, elevando o peso corporal. Os exames bioquímicos indicam possível declínio do EN.

Palavras Chave

Estado nutricional, Transplante hepático, Desnutrição hospitalar, Estratégias nutricionais

Área

MULTIDISCIPLINAR - Nutrição

Instituições

Unicamp - Faculdade de Ciências Aplicadas - São Paulo - Brasil

Autores

Camila Petrosino Costa, Natalia Maria Faganelo de Lima Medina, Aurea Maria de Oliveira Silva, Elaine Cristina Ataíde, Ilka de Fatima Santana Ferreira Boin, Leticia M Ignácio-Souza