Dados do Trabalho


Título

PROCESSO DE DOAÇÃO E USO TERAPÊUTICO DE TECIDOS E ÓRGÃOS HUMANOS PARA TRANSPLANTES: CONHECIMENTO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM, PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL

Introdução

Profissionais de saúde são elo entre a doação e o transplante de órgãos.1-2 O conhecimento no que tange todas as etapas que contemplam esse processo é de extrema relevância, pois este é complexo, multifatorial e depende, essencialmente, da família e dos profissionais envolvidos.
O estudo objetivou avaliar o conhecimento de estudantes dos cursos de Graduação em Enfermagem, Psicologia e Serviço Social sobre o conceito de Morte Encefálica (ME) e aspectos do processo de doação e uso terapêutico de tecidos e órgãos humanos para transplantes.

Material e Método

Estudo de campo, exploratório, descritivo e prospectivo, quantitativo. Realizado em Instituição de Ensino Superior privada. Para coleta de dados, utilizou-se questionário contendo 10 questões (abertas e fechadas), sobre ME e processo de doação de órgãos, além de questões sociodemográficas para caracterização da amostra. Participaram do estudo, acadêmicos de Enfermagem, Psicologia e Serviço Social. Realizada análise descritiva e quantitativa dos dados. Projeto pesquisa foi aprovado pelo CEP sob número 1.174.877. Estudo norteado pela Res. 466/12 CNS3.

Resultados

Participaram do estudo 449 acadêmicos. Constatou-se que os participantes possuem conhecimento a respeito do processo de doação e transplante, porém com lacunas, principalmente quanto à ME e à doação de órgãos e tecidos em vida.

Discussão e Conclusões

Os resultados encontrados são semelhantes a resultados de outras pesquisas encontradas na literatura4. Estudos mostram que intervenções educativas são fundamentais para melhor compreensão da ME e melhor envolvimento dos profissionais no processo de doação de órgãos5. Os resultados reverberam a importância de futuros profissionais de saúde buscarem aprofundar os saberes sobre esta temática.

Palavras Chave

Doação de Órgãos e Tecidos; Transplante; Conhecimento; Profissionais Saúde

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Pré-operatório

Instituições

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

GRETA NIMHAUSER MUSA, BARTIRA AGUIAR ROSA, PATRICIA TREVISO TREVISO