Dados do Trabalho


Título

ESCORE D-MELD COMO PREDITOR DE DISFUNÇÃO PRECOCE DO ENXERTO NO TRANSPLANTE DE FÍGADO

Introdução

A utilização do escore MELD trouxe mudanças significativas no sistema de alocação de fígado, mas a disparidade entre a necessidade de transplante e o número de doações fez com que os centros mundiais passassem a aceitar doadores com critérios expandidos, podendo aumentar os riscos de resultados ruins, como maior ocorrência de Disfunção Precoce do Enxerto (DPE). A necessidade de compreensão da relação doador, receptor e evolução do transplante, levou a definição do escore D-MELD, que utiliza critérios de maior impacto nos resultados dos transplantes, como idade do doador e MELD pré-operatório do receptor, e esteve associado a menor sobrevida quando acima de 1600 pontos. O objetivo deste trabalho foi verificar a associação entre o escore D-MELD e a DPE.

Material e Método

Estudo de coorte retrospectivo com pacientes que realizaram transplante na Unidade de Transplante de Fígado de Pernambuco (UTF-PE) entre 2006 e 2016.

Resultados

Foram analisados 588 transplantes. Foi definido como ponto de corte do escore o valor da mediana. Os pacientes com o escore D-MELD ≥ 570 pontos tiveram 61% de chance de evoluir com DPE.

Discussão e Conclusões

A DPE está relacionada aos aspectos do doador e/ou receptor, caracterizando um resultado ruim e que pode levar à perda do enxerto em 26% dos casos, e necessidade de retransplante, assim como, à diminuição da sobrevida do paciente e até a morte, em 20% dos casos, dentro de seis meses pós-transplante. De acordo com o estudo, o escore D-MELD parece discriminar os resultados do transplante de fígado, pois esteve associado à ocorrência de DPE. Partindo do princípio que a disfunção pode ser considerada fator preditor de morte, a utilização do escore pode orientar as equipes quanto à realização de transplantes com desfechos indesejados.

Palavras Chave

Transplante de fígado, fatores de risco, sobrevivência de enxerto

Área

FÍGADO - Registros/Resultados do Centro

Instituições

Unidade de Transplante de Fígado de Pernambuco - Pernambuco - Brasil

Autores

ANA CLAUDIA OLIVEIRA DE MORAES, OLIVAL CIRILO LUCENA DA FONSECA NETO, CLÁUDIO MOURA LACERDA, AMÉRICO GUSMÃO AMORIM, PAULO SÉRGIO VIEIRA DE MELO, PRISCYLLA JENNIE RABELO, JOSÉ OLÍMPIO MAIA DE VASCONCELOS FILHO, ULISSES RAMOS MONTARROYOS, DEMÓCRITO DE BARROS MIRANDA FILHO