Dados do Trabalho


Título

ESCORE D-MELD COMO PREDITOR DE SOBREVIDA NO TRANSPLANTE DE FÍGADO

Introdução

O sistema de alocação de fígado para transplante utiliza o escore MELD como critério de gravidade, priorizando os pacientes com maior chance de morte em lista de espera. A disparidade entre a oferta e demanda de órgãos fez com que as equipes ampliassem os critérios de aceitação e buscassem compreender melhor a relação doador, receptor e evolução do transplante. O escore D-MELD foi definido a partir da necessidade de uma ferramenta para avaliar os riscos de resultados insatisfatórios, utilizando os cofatores com maior impacto no pós-operatório, a idade do doador e o MELD pré-operatório do receptor, e tendo sido definido com boa capacidade preditora da sobrevida pós-transplante quando seu valor esteve acima de 1600 pontos. Este estudo teve como objetivo verificar a associação entre o escore D-MELD e a sobrevida do paciente no transplante de fígado.

Material e Método

Estudo de coorte retrospectivo com pacientes que realizaram transplante na Unidade de Transplante de Fígado de Pernambuco (UTF-PE) entre 2006 e 2016.

Resultados

Foram analisados 588 transplantes. Devido ao perfil da população estudada foi adotado como ponto de corte o valor da mediana. Não encontramos associação entre o escore D-MELD ≥ 570 pontos e a sobrevida do paciente.

Discussão e Conclusões

Ainda não existe um consenso sobre o poder preditivo do escore D-MELD para a sobrevida pós-transplante embora ele seja validado na Europa e nos Estados Unidos. Este é o segundo estudo realizado no Brasil e que evidenciou baixa acurácia desse escore como preditor de morte pós-transplante. Apesar disso, outros estudos devem ser encorajados, e novas associações do D-MELD podem ser testadas melhorando o poder preditivo desse escore.

Palavras Chave

Transplante de fígado, fatores de risco, sobrevivência de enxerto, prognóstico.

Área

FÍGADO - Registros/Resultados do Centro

Instituições

Unidade de Transplante de Fígado de Pernambuco - Pernambuco - Brasil

Autores

ANA CLAUDIA OLIVEIRA DE MORAES, OLIVAL CIRILO LUCENA DA FONSECA NETO, CLÁUDIO MOURA LACERDA, AMÉRICO GUSMÃO AMORIM, PAULO SÉRGIO VIEIRA DE MELO, PRISCYLLA JENNIE RABELO, JOSÉ OLÍMPIO MAIA DE VASCONCELOS FILHO, SHIRLEY MICHELE MONTEIRO, KARLA BEZERRA RIBEIRO, ULISSES RAMOS MONTARROYOS, DEMÓCRITO DE BARROS MIRANDA FILHO