Dados do Trabalho


Título

Análise do Artigo Científico: Epidemiologia, Patogênese e Classificação do Colangiocarcinoma

Introdução

Colangiocarcinomas (CC) são neoplasias que surgem das células epiteliais dos ductos biliares intra e extra-hepáticos. Embora raros, apresentam elevada letalidade, pois a maioria já se encontra em estágio avançado quando descoberto.

Material e Método

Este estudo apresenta informações acerca dos CC, como epidemiologia, patogênese e classificação, baseando-se no trabalho de Robert C. Lowe e Christopher D. Anderson, publicado na plataforma UpToDate em 2019.

Resultados

Os CC simbolizam cerca de 3% de todas as malignidades gastrointestinais e sua incidência é mais elevada nos homens. Acometem, principalmente, a faixa etária de 50-70 anos e possuem vários fatores de risco, como doença hepática fibropolicística, colelitíase, colecistite, hepatolitíase, infecções, obesidade, hiperglicemia, além dos fatores genéticos. Recentemente, o American Joint Committee on Cancer publicou a nova versão do manual de estadiamento de câncer. Nele há a separação das neoplasias dos ductos biliares, estratificadas em peri-hilares, distais e intra-hepáticos, que diferem pelos estágios dos tumores e os prognósticos de cada um. As principais mudanças na classificação do CC foram: 1) expansão das categorias das neoplasias de ductos biliares distais de acordo com o número de linfonodos envolvidos; 2) reclassificação dos tumores peri-hilares a partir do número de linfonodos acometidos e do prognóstico; 3) divisão das categorias de neoplasias de tumores intra-hepáticos, ressaltando a importância do prognóstico do tamanho do tumor e da sua invasão vascular.

Discussão e Conclusões

Tendo em vista a raridade do CC, é importante que os profissionais tomem conhecimento do seu grupo mais incidente e das formas de classificação, objetivando identificá-los corretamente e elevar chances de cura.

Palavras Chave

Colangiocarcinoma; Ductos Biliares; Fígado;

Área

FÍGADO - Complicações

Instituições

Hospital São Lucas - Minas Gerais - Brasil, Santa Casa da Misericórdia - Minas Gerais - Brasil, Universidade Federal de Ouro Preto - Minas Gerais - Brasil, Universidade Federal de São João Del-Rei - Minas Gerais - Brasil

Autores

João Vítor Gonçalves Ferreira, Cirênio Almeida Barbosa, Thais Oliveira Dupin, Rayane Elen Fernandes Silva, Luíza Araújo Diniz, Ronald Soares Santos, Weber Chaves Moreira, Thales Alves Souza, Tuian Santiago Cerqueira, Mariana Silva Melo Rezende, Adéblio José Cunha, Ricardo Leite Figueiredo