Dados do Trabalho


Título

Análise global dos 20 anos do Sistema Nacional de Transplantes

Introdução

Nos últimos anos o Brasil ocupou uma posição de destaque no transplante mundial, com o segundo lugar em números absoluto de transplantes renais e hepáticos segundo a ABTO. Anualmente, desde 1997, esta agência disponibiliza dados referentes aos transplantes brasileiros, e dada a importância dessas informações, a análise global de todo o conteúdo até então publicada pode ser fonte de compreensão histórica, definição de perspectivas e planejamento futuro. Objetivo: Analisar as publicações do Registro Brasileiro de Transplantes, destacando-se os dados relativos aos órgãos de maior volume de transplantes: rim, fígado e coração.

Material e Método

Realizada pesquisa bibliográfica considerando todos os registros das cinco regiões brasileiras incluindo o Distrito Federal, de 1997 à 2017. Foram tabulados 2.835 registros em conjunto com estimativas populacionais de cada período, obtidas nos registros do IBGE.

Resultados

Identificou-se um expressivo aumento nos transplantes hepáticos e renais nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste, sendo que para o fígado, houve uma elevação progressiva nas três áreas a partir de 1997, com maior elevação no ano de 2015 no Sul. Já para o rim percebeu-se uma tendência menor de crescimento no decorrer dos anos, porém, com um pico acentuado entre 1999 e 2000 na região Centro Oeste. Para o coração houve crescimento inconstante em todas as regiões, porém, com picos relevantes na região nordeste entre os anos de 2003 e 2005 e no Centro Oeste nos anos de 2013 e 2016.

Discussão e Conclusões

Este estudo possibilitou compreender o avanço territorial do transplante de órgãos e de equipes transplantadoras ao longo dos 20 anos, servindo de base para modelos de projeção de tendências para os próximos anos, favorecendo a criação de estratégias de gestão e políticas públicas deste setor.

Palavras Chave

Transplante, Tendências e Projeção

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Escola Politécnica da USP - São Paulo - Brasil

Autores

João Paulo Monteleone, Artur Stipkovic Antunes Cardoso, Bartira de Aguiar Roza, Carolina Frade Magalhães Girardin Pimentel Mota, Janine Schirmer, João Luis Erbs Pessoa, Daniel de Oliveira Mota