Dados do Trabalho


Título

NOTIFICAÇÕES DE MORTE ENCEFÁLICA DE UMA COMISSÃO INTRA HOSPITALAR DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS PARA TRANSPLANTE: RESULTADOS APÓS CAPACITAÇÕES

Introdução

O diagnóstico de morte encefálica (ME) deve ser obrigatório nas instituições de saúde que possuem estrutura para isso, bem como exigida que a notificação dos casos seja reportada a Central Estadual de Transplantes (CET) de forma compulsória. Diante do exposto, o diagnóstico de ME deve ser realizado para todos os pacientes com essa suspeita, independentemente da possibilidade de doação ou não de órgãos e tecidos.

Material e Método

Trata-se de uma pesquisa descritiva, retrospectiva, com abordagem quantitativa, com análise do banco de dados de uma Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) de um Complexo Hospitalar na Região Sul do Brasil. A amostra foi composta pelo total de notificações de morte encefálica (ME) dessa CIHDOTT entre os anos de 2015 a 2018.

Resultados

No período em estudo, as notificações de ME distribuíram-se da seguinte forma: - 2015: 25 notificações; - 2016: 24 notificações; - 2017: 28 notificações e; - 2018: 46 notificações. Considerando os anos de 2015 e 2018, essa CIHDOTT mostrou um aumento de 88,5% nas notificações de ME.

Discussão e Conclusões

Com a publicação da nova Resolução para determinação do diagnóstico de ME, que ocorreu em dezembro de 2017, houve a necessidade de capacitação dos profissionais médicos para a realização do diagnóstico, considerando que essa CIHDOTT capacitou 111 médicos nesse complexo Hospitalar no ano de 2018. Esses números revelam a importância da formação continuada dos profissionais de saúde, estimulando a participação de médicos e enfermeiros que atuam nas UTIs e emergências. Em 2018, o complexo Hospitalar foi a instituição que mais realizou notificações de ME á CET do RS, correspondendo a 6,7% do total de 683 notificações realizadas no Estado.

Palavras Chave

Morte Encefálica; Obtenção de tecidos e órgãos; Capacitação

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Simone Lysakowski, Kelen Mayer Machado, Fernanda Paiva Bonow, Valter Duro Garcia, Jackeline Magalhães Bica, Josmar Antoonio Romanini, Cristiane Aparecida Aguiar