Dados do Trabalho


Título

DESFECHOS DOS PROTOCOLOS DE MORTE ENCEFÁLICA DE UMA COMISSÃO INTRA HOSPITALAR DE DOAÇÃO E ÓRGÃOS E TECIDOS PARA TRANSPLANTE DO RIO GRANDE DO SUL

Introdução

A Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) atua na linha de frente com as equipes assistenciais, pacientes e familiares, divulgando e incentivando a doação de órgãos entre os profissionais da saúde e na comunidade, empenhando-se ativamente em conjunto com as UTIs e emergências para a identificação de possíveis doadores de órgãos.

Material e Método

Trata-se de uma pesquisa descritiva, retrospectiva, com abordagem quantitativa, com análise do banco de dados de uma CIHDOTT de um Complexo Hospitalar na Região Sul do Brasil. A amostra foi composta pelos dados referentes aos desfechos das notificações de Morte Encefálica (ME), nos anos de 2016 a 2018.

Resultados

No ano de 2016 foram realizadas 24 notificações de ME, que resultaram em 3 doações de órgãos, 10 negativas familiares (NAF), 6 contraindicações médicas (CIM) e 5 paradas cardiorrespiratórias (PCR). Enquanto no ano de 2017 foram efetuadas 28 notificações de ME, resultando em 14 doações, 4 NAF, 9 CIM, 1 PCR. Já em 2018, foram realizadas 46 notificações de ME, que resultaram em 16 doadores, 7 NAF, 18 CIM, 2 PCR e 3 por outras causas.

Discussão e Conclusões

No ano de 2018 a CIHDOTT passou por uma reestruturação da equipe, possibilitando a reorganização das atividades e um maior empenho no envolvimento dos profissionais das Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e emergências, enfatizando a importância de cada um nas diversas etapas do processo. No ano de 2018 a CIHDOTT teve um expressivo aumento no número de notificações de ME, situação essa nunca atingida anteriormente, porém a CIM também apresentou importante aumento, fazendo com que os números de doadores fosse levemente maior que no ano anterior.

Palavras Chave

Morte Encefálica; Doadores de tecidos; Obtenção de tecidos e órgãos

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Simone Lysakowski, Kelen Mayer Machado, Fernanda Paiva Bonow, Valter Duro Garcia, Josmar Antoonio Romanini, Jackeline Magalhães Bica, Cristiane Aparecida Aguiar