Dados do Trabalho
Título
TRANSPLANTE CARDÍACO: MORTALIDADE EM LISTA DE LISTA DE ESPERA
Introdução
Transplante cardíaco, muitas vezes é a única esperança de muitos pacientes que buscam ter uma condição melhor de saúde, pois o paciente que aguarda por um transplante cardíaco, apresentam muitas limitações, infelizmente muitos que aguardam por um transplante de coração em lista de espera no Brasil acabam falecendo antes de realizar o transplante.
Material e Método
Pesquisa integrativa, explorativa, com identificação e análise de dados através da revisão de dados do Registro Brasileiro de Transplantes, de janeiro de 2015 até dezembro de 2018.
Resultados
Com o resultado obtido neste estudo, foi possível identificar que no ano de 2018, ocorreu um aumento considerável, na mortalidade em lista de espera, de pacientes que aguardavam por um coração. No ano de 2015, 33,3% dos pacientes que aguardavam por um coração, faleceram em lista de espera, em 2016, 22% dos pacientes que aguardavam por um coração, faleceram em lista de espera. No ano de 2017, é possível observar que a porcentagem se manteve em 19,5%, infelizmente esse dado de mortalidade em 2018 chegou a 29,3%, um aumento significado quando comparado ao ano de 2017.
Discussão e Conclusões
A análises das informações expostas evidenciaram a importância da manutenção hemodinâmica do doador, pois muitos pacientes que doam órgãos infelizmente as equipes não conseguem viabilizar o coração, outro fator que foi evidenciado e a diminuição de doações efetivas de órgãos com extração do coração, isso quando comparamos os números principalmente quando comparamos com outros países. A orientação familiar e capacitação da equipe é fundamental para a viabilização da doação.
Palavras Chave
Doação - Cardiáco - Transplante- Coração
Área
CORAÇÃO/PULMÃO
Instituições
Uniso - São Paulo - Brasil
Autores
Erica Oliveira Barbosa, Tabata Mayara Caruso