Dados do Trabalho


Título

Desfechos do transplante renal em pacientes com anticorpos anti-HLA pré-formados específicos contra o doador.

Introdução

Este estudo objetivou avaliar os desfechos de 1 ano de pacientes transplantados renais (TxR) com anticorpos anti-HLA específicos contra o doador (DSA) pré-formados, submetidos a um tratamento preemptivo contra rejeição com imunoglobulina (IVIG) e plasmaferese (PF).

Material e Método

Coorte retrospectiva de centro único incluindo TxR com doador falecido realizados entre Jan/13-Abr/17 com prova cruzada CDC negativa e DSA>1500 MFI (n=74). De acordo com o protocolo local, pacientes com DSA>3000 MFI são submetidos a sessões de PF (3-7) + IVIG 2g (grupo PF, n=52) e aqueles com DSA 1500-3000 MFI recebem IVIG 2g apenas (grupo IVIG, n=22). Todos recebem timoglobulina 6mg/Kg e manutenção com tacrolimo, prednisona e everolimo (EVR) ou micofenolato (MPS).

Resultados

Os grupos foram semelhantes quanto à demografia: mulheres (66%), jovens (41±16 anos), 52±50 meses em diálise, 45% retransplantes, 30% TxR sob prioridade, os receberam rins de critério padrão (97%). 80% receberam EVR e 20% MPS. No grupo IVIG, 23% apresentaram rejeição aguda (RA): 1 IA, 1 IB e 3 mediadas por anticorpos (RMA). A incidência de perda do enxerto foi 9% (1 primary non-function e 1 RA) e ninguém morreu. No grupo PF, a incidência foi de RA foi 27%: 1 borderline, 1 IB, 1 IIA, 9 RMA e 3 mistas. 12% dos pacientes perderam o enxerto (5 por RA e 1 por causa técnica) e 4% morreram (1 por isquemia mesentérica e 1 por causa não esclarecida). Não houve diferença entre os grupos quanto à incidência de RA, perda ou óbito. A TFG ajustada para as perdas e óbitos também foi semelhante entre os grupos (58±37 mL/min)

Discussão e Conclusões

Apesar de elevada incidência de RA, a utilização de protocolos de dessensibilização pós-TxR foi associado a taxas de perda e óbito que justificam o uso desta terapia como uma alternativa para pacientes com DSA.

Palavras Chave

sensibilização; anticorpos

Área

RIM - Rejeição Aguda

Instituições

Hospital Geral de Fortaleza - Ceará - Brasil

Autores

Beatriz de Oliveira Neri, Jerônimo Junqueira Junior, Maria Luiza Mattos B. Oliveira Sales, Tainá Veras de Sandes-Freitas, Ronaldo de Matos Esmeraldo