Dados do Trabalho
Título
Associação entre a composição corporal, ingestão alimentar e ocorrência de sarcopenia em hepatopatas
Introdução
Uma das complicações mais comuns em pacientes hepatopatas é a sarcopenia, situação na qual há redução da massa magra e da força muscular. A sarcopenia pode ser desencadeada, entre outras, pela desnutrição, muitas vezes diagnosticada nesses indivíduos, já que, a ingestão alimentar está acometida e/ou alterada.
Material e Método
O presente estudo tem como objetivo analisar alteralções através de espirometria, recordatório 24h e bioimpedância nos pacientes hepatopatas acompanhados no Gastrocentro – UNICAMP. Será analisada a presença de força muscular, massa magra e quantidade de massa gorda, para verificar as alterações de composição corporal acarretada pelo mal funcionamento do órgão e a (in)adequação da ingestão alimentar, podendo ser este um fator de risco para o desenvolvimento de desnutrição.
Resultados
Os resultados com 10 pacientes, com idade média de 47 anos mostram que o IMC médio foi de 28,9 kg/m² e metade apresenta maior % do peso total em gordura em relação à massa magra (em média 67% de massa gorda). Segundo o recordatório, 5 dos 10 pacientes apresentam ingestão calórica inferior à sua taxa metabólica basal e ingestão proteica insuficiente (inferior à 0,8g/kg de peso).
Discussão e Conclusões
A partir disso concluimos que a ingesta é pobre em nutrientes, favorecendo a sarcopenia nos pacientes hepatopatas.
Palavras Chave
nutrição; fígado; hepatopatia; desnutrição.
Área
MULTIDISCIPLINAR - Nutrição
Instituições
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - São Paulo - Brasil
Autores
LIVIA GODOY MARQUES, AUREA MARIA OLIVEIRA DA SILVA, ILKA FERREIRA DE FÁTIMA BOIN, LETICIA MARTINS IGNÁCIO DE SOUZA