Dados do Trabalho


Título

BIÓPSIA HEPÁTICA NO PÓS TRANSPLANTE DE FÍGADO: RELATO DE COMPLICAÇÃO E REVISÃO DA LITERATURA.

Introdução

Resumo
A biópsia hepática percutânea é um procedimento rotineiramente utilizado no pós-operatório de transplante hepático na investigação de causas de aumento enzimático; apresenta uma taxa total de complicações de 0,9 % a 3,7 %, sendo a principal delas a hemorragia.

Material e Método

Relatamos o caso de um paciente do sexo masculino de 52 anos, com diagnóstico de cirrose hepática por hepatite C e álcool, submetido a transplante hepático com enxerto inteiro pela técnica de piggy back, há 20 meses. Evoluiu sem complicações no pós-operatório e iniciou seguimento ambulatorial no Hospital de Clínicas da Unicamp (HC-Unicamp). Como apresentava difícil adequação aos imunossupressores, foi optado por submetê-lo à biópsia hepática percutânea, em regime hospitalar, para avaliação de possível rejeição celular

Resultados

Evoluiu, um dia após a biópsia, com dor abdominal e aumento significativo de enzimas hepáticas, além de queda de três pontos de hemoglobina, sendo diagnosticado grande hematoma hepático subcapsular por Tomografia Computadorizada Multislice de abdome. Houve boa evolução com tratamento não operatório do hematoma, necessitando da transfusão de apenas um concentrado de hemácias, sem necessidade de transfusão de outros hemoterápicos.

Discussão e Conclusões

A biópsia percutânea de fígado é procedimento invasivo, porém muito importante na avaliação e seguimento de pacientes transplantados hepáticos, podendo influenciar na terapia imunossupressora, assim como diagnosticar quadros de recidiva viral e possibilitar tratamento nesses casos. No entanto, não é isenta de complicações inerentes ao procedimento, como aqui relatado, devendo sua indicação ser sempre bem avaliada e neste caso pode ser conduzido de forma conservadora.

Palavras Chave

transplante de fígado, hemato, complicações

Área

FÍGADO - Registros/Resultados do Centro

Instituições

UNIDADE DE TRANSPLANTE HEPATICO HG-UNICAMP - São Paulo - Brasil

Autores

ELAINE CRISTINA ATAIDE, ILKA FSF BOIN, SIMONE REGES PERALES, MARLONE CUNHA, TIAGO SEVA-PEREIRA