Dados do Trabalho
Título
CONFLITOS ÉTICOS ENCONTRADOS NO PROCESSO DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS.
Introdução
O processo de doação e transplante de órgãos vem quebrando barreiras e enfrentando objeções, porém, a incoerência gradativa do número de pacientes em lista contra o número de transplantes é irrefutável. O objetivo do estudo foi identificar os obstáculos que se encontra no processo de doação de órgãos.
Material e Método
Revisão integrativa da literatura, realizada no Lilacs e ABTO. Para a busca, foram utilizados descritores referentes à temática. Foram localizadas 92 produções, submetidas à leitura dos títulos e resumos. De acordo com a adequação aos critérios de inclusão, analisaram-se qualitativamente 06 produções científicas.
Resultados
Mediante a análise dos estudos, foi possível identificar fatores que limitam o sucesso no processo de doação de órgãos, dentre eles a não notificação de potenciais doadores às Centrais de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos relacionado a uma carência de política de educação continuada aos profissionais da saúde, e a recusa familiar que também pode ser motivada devido ao despreparo profissional e a questões religiosas.
Discussão e Conclusões
Conflitos éticos na prática profissional do enfermeiro durante o processo de doação de órgãos podem interferir no resultado positivo, uma vez que no Brasil são poucas as instituições que capacitam e especializam profissionais para cuidados em processo de morte encefálica e transplante. Assim, vale destacar a importância do conhecimento técnico-científico associado ao conhecimento aos valores humanos. Mediante os fatos acima citados ressalta que o bom relacionamento entre profissionais da saúde, bem como o conhecimento e esclarecimento de todo o processo, etapas e as leis que delimitam é essencial para o alcance do sucesso no processo de doação de órgãos.
Palavras Chave
Ética, doação de órgãos.
Área
ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Notificação
Instituições
Universidade Paranaense- Unipar cascavel - Paraná - Brasil
Autores
Gracy SCHROEDER, DAISY CRISTINA RODRIGUES