Dados do Trabalho


Título

Letramento em saúde no acesso a lista de transplante renal

Introdução

O Letramento em Saúde (LS) descreve a capacidade de o indivíduo obter e entender informações básicas necessárias para a tomada de decisões adequadas em saúde. LS limitado está associado à maior mortalidade e ao uso inadequado dos serviços de saúde na população geral. O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto do LS na inscrição em lista de transplante renal.

Material e Método

Realizado um estudo descritivo, transversal, com dados coletados de janeiro de 2016 a março de 2019 em um único centro. Avaliamos a relação do LS através do instrumento TALES (Teste de Avaliação de Letramento em Saúde) validado para a língua portuguesa e o acesso ao transplante renal.

Resultados

Dos 898 pacientes avaliados, 692 foram submetidos ao teste e 262 (38%) inscritos na lista. Dos pacientes que foram inscritos, 42% tinham LS rudimentar, 35,5% LS básico e apenas 15,6% com LS pleno (p<0,001). 68% dos pacientes com LS rudimentar e 81,4% daqueles sem condições de realizarem o teste não foram inscritos para transplante, enquanto os com LS pleno 43,8% não foram inscritos (p<0,001).

Discussão e Conclusões

Podemos observar uma importante disparidade com relação ao letramento no acesso a lista de transplante em nosso centro. Pacientes com baixo letramento ficam expostos à menor chance de inscrição em lista. Medidas sociais dever ser desenvolvidas para reduzir e até mesmo eliminar essa disparidade no acesso ao transplante renal.

Palavras Chave

Transplante Renal
Letramento em Saúde
Inscrição em lista

Área

RIM - Registros/Resultados do Centro

Instituições

Santa Casa de Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil

Autores

Lucas Facio Rezende, Júlia Belo de Oliveira, Lara Faria Renó, Camila de Santana Marinho, Kamille Vidon Bastos, Elaine Barbeta de Freitas, Vinicius Sardao Colares, Juliana Bastos Campos Tassi, Gustavo Fernandes Ferreira