Dados do Trabalho


Título

Análise de custo efetividade do uso inibidores da mTOR x Micofenolato em receptores de transplante renal sem profilaxia para Citomegalovírus: Avaliação fármacoeconômica

Introdução

O uso de imunossupressores no transplante renal vem mudando nos últimos anos. O objetivo desse estudo é determinar custo efetividade de everolimus (EVR) versus micofenolato de sódio (MPS) em receptores de transplante renal recebendo terapia de indução, tacrolimus (FK), prednisona (PRED) e sem profilaxia para citomegalovírus (CMV).

Material e Método

Dados clínicos e econômicos de um único centro foram avaliados entre 2013 e 2017. Adultos com baixo risco imunológico submetidos a transplante renal, com 2 esquemas imunossupressores: imunoglobulina antitimócito com FK + EVR + PRED (r-ATG/EVR; n=91) e Basiliximab com FK + MPS + PRED (BAS/MPS; n=93). Os desfechos considerados foram: doença citomegálica, rejeição aguda, função retardada do enxerto, complicações cirúrgicas, perda do enxerto e morte. Para análise farmacoeconômica dos regimes imunossupressores foi usado modelo estatístico de árvores de decisão.

Resultados

Observamos uma maior incidência de eventos clínicos compostos (CMV, rejeição e perda do enxerto) no grupo BAS/MPS (34,5% Vs 16,5%; p= 0,005). O grupo r-ATG/EVR foi custo efetivo quando comparado ao grupo BAS/MPS na análise feita a partir da incidência de efeitos adversos (razão de custo-efetividade incremental foi de R$52.760,52).

Discussão e Conclusões

Comparado com MPS, o uso de EVR é uma alternativa imunossupressora custo-efetiva em pacientes de baixo risco imunológico por menor incidência de eventos adversos, principalmente relacionados a infecção por CMV.

Palavras Chave

Transplante renal
inibidor mTOR
Custo efetividade

Área

RIM - Registros/Resultados do Centro

Instituições

Santa Casa de Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil

Autores

Flavia Licia Rodrigues Magacho, Alfredo Chaoubah, Juliana Bastos Campos Tassi, Vinicius Sardao Colares, Gustavo Fernandes Ferreira