Dados do Trabalho


Título

Contribuição do Enfermeiro Gestor na Orientação Pré e Pós-Transplante Hepático

Introdução

O transplante de órgão sólido é uma opção terapêutica para melhorar a qualidade de vida de indivíduos de qualquer faixa etária, que apresentam doença crônica de caráter irreversível e em estágio final.
O transplante de fígado é considerado um dos procedimentos mais complexos da cirúrgia moderna, cujo sucesso depende de uma completa infraestrutura hospitalar, além de uma equipe multidisciplinar capacitada no atendimento.
Cabe ao enfermeiro gestor conduzir e orientar adequadamente a equipe de enfermagem na fase pré e pós-transplante, rápidas modificações ocorrem nas funções hepáticas, necessitando de intervenções rápidas e adequadas para prevenir complicações.

Material e Método

Para este estudo, foram utilizadas buscas bibliográficas como: livros, artigos científicos em base de dados eletrônicas Literatura Latino-Americana e do Caribe da Saúde (LILACS), Científica Eletrônico Library Online (SCiELO).

Resultados

O papel do enfermeiro no processo de transplante é integrar a equipe multiprofissional, assim colaborando na prestação da assistência, buscando assim ter uma comunicação aberta e transparente com o paciente e família, para atender com qualidade as necessidades do indivíduo, com enfoque no cuidado holístico.
O processo de ensino aprendizagem é considerado como um meio pelo qual o paciente pode adquirir conhecimentos, habilidades a ser encorajados a participar do seu tratamento, tomando decisões e assumindo responsabilidades.

Discussão e Conclusões

Após esta pesquisa constata-se que a contribuição do Enfermeiro Gestor na Orientação pré e pós Transplante Hepático, é muito importante para a sobrevida dos pacientes transplantados.
Enfim, o enfermeiro torna-se essencial no plano de cuidado do paciente e família, diminuindo o número de internações e complicações pré e pós transplante.

Palavras Chave

Enfermagem, Gestor, transplante hepático.

Área

FÍGADO - Registros/Resultados do Centro

Instituições

Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

AMANDA MENDES JESUS, PAULA FERNANDA ROSSI