Dados do Trabalho


Título

Fatores relacionados à qualidade de vida de pacientes transplantados

Introdução

O transplante é um tratamento eficaz que pode oferecer melhorias na qualidade de vida dos pacientes e fatores diversos podem interferir nesta percepção. O objetivo do estudo foi avaliar a influência de fatores socioeconômicos e inerentes ao transplante na percepção da qualidade de vida em pacientes submetidos a transplantes de órgãos.

Material e Método

Estudo descritivo, quantitativo e de caráter transversal, realizado em hospital de referência na cidade de Recife-PE através de um questionário socioeconômico e um questionário de qualidade de vida, o World Health Organization Quality of Life- Bref. A amostra foi composta por 258 participantes. Foram utilizados os testes U de Mann Whitney e Kruskal Wallis, além da correlação de Spearman. O nível de significância adotado foi p<0,05.

Resultados

Os resultados mostraram que transplantados de fígado apresentaram diferença significativa na auto avaliação em relação aos outros transplantados. Não houve influência do tipo de doador e tempo de transplante na percepção da qualidade de vida. Ter rendas acima de 2 salários apresentou diferença significativa em relação aos participantes com renda inferiores. Casados apresentaram diferença significativa no domínio psicológico em relação às demais situações conjugais.

Discussão e Conclusões

Diversos fatores podem interferir na qualidade de vida após o transplante, e este, apesar de não proporcionar cura, confere reabilitação, possibilitando-os sentir prazeres que foram esquecidos por conta doença e que aos poucos puderam ser recuperados. Os pacientes perceberam a qualidade de vida de forma satisfatória, e, rendas elevadas, transplante hepático e presença de companheiro impactaram positivamente nesta percepção.

Palavras Chave

Perfil de Saúde; Cuidados de Enfermagem; Educação em Saúde; Avaliação em Saúde; Inquéritos e Questionários.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Pós-operatório

Instituições

Universidade Federal do Vale do São Francisco - Pernambuco - Brasil

Autores

Alana Mirelle Coelho Leite, Joice Requião Costa , Djenane Cristivam Souza, Gerlene Grudka Lira, Christielle Lidianne Alencar Marinho, Laíse Paulo Damasceno , Ferdinando Oliveira Carvalho , José Carlos Moura