Dados do Trabalho


Título

Glomerulopatias: evolução clínica, recorrência e sobrevida do enxerto em pacientes submetidos ao transplante renal

Introdução

As glomerulopatias (GP) são um conjunto de doenças que podem levar à falência renal. A recorrência da GP após o transplante é uma complicação do transplante renal que pode afetar negativamente a função e a sobrevida do enxerto. Este estudo teve como objetivo avaliar o desfecho, a sobrevida do enxerto e a recorrência de GP e seus preditores em pacientes transplantados renais.

Material e Método

Os pacientes foram divididos em dois grupos: G1 (com GP; n = 95) e G2 (com outras causas de doença renal em estágio terminal (n = 373). Análise de regressão multivariada de Cox foi usada para investigar os fatores preditores de perda do enxerto e de recorrência da GP após o transplante

Resultados

A recorrência da GP foi observada em um total de 18 pacientes que receberam rim de DV ou DF, dos quais 7 perderam os enxertos. Não foi observada diferença estatisticamente significativa na sobrevida do enxerto entre G1 e G2 em relação ao tipo de doador DV ou DF (P = 0,299 e 0,434). No entanto, diferenças na sobrevida do enxerto foram observadas quando os subtipos de GP e a recorrência de GP foram analisados. Os preditores de perda do enxerto foram função tardia do enxerto (HR = 2.226, P = 0.002), episódios de rejeição (HR = 1.904, P = 0.017) e recorrência da GP (HR = 3.243, P = 0.006) . Os preditores para a recorrência da GP foram idade do receptor (HR = 0,945, P = 0,028) e o tempo de isquemia fria (HR = 1,117, P = 0,003).

Discussão e Conclusões

Pacientes com nefrite lúpica tiveram boa evolução clínica após o transplante. Perda da função renal devido à nefropatia por IgA foi observada a longo prazo. Para pacientes com glomeruloesclerose segmentar e focal, a decisão sobre o transplante deve ser amplamente discutida entre o médico e o paciente, devido às altas taxas de recorrência e perda do aloenxerto.

Palavras Chave

glomerulopatias, recorrência, transplante

Área

RIM - Complicações

Instituições

Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil, Laboratório IMUNOLAB - Minas Gerais - Brasil

Autores

Humberto Eustáquio Figueiredo-Júnior, Evaldo Nascimento, Marcus Faria Lasmar, Raquel Gomes Siqueira , Rayane Nayara Sousa, Raquel Aparecida Salustriano Fabreti-Oliveira