Dados do Trabalho


Título

Impacto dos esquemas de imunossupressão com mTOR-I e Micofenolato associados a Tacrolimus na infecção por CMV em transplantados renais

Introdução

A infecção pelo citomegalovírus (CMV) nos pacientes transplantados renais é associada a maiores taxas de perda de enxerto e morbimortalidade. A estratégia de imunossupressão pode influenciar vários desfechos, dentre eles, a incidência da infecção por CMV.

Material e Método

Análise retrospectiva de pacientes transplantados renais a partir de 01/2017 que completaram 1 ano de seguimento no Hospital da Santa Casa de Belo Horizonte.

Resultados

Avaliados 53 pacientes, com média de idade de 47,7 anos; 71,7% do sexo masculino, 83% de doadores falecidos e 56,6% induzidos com timoglobulina. A incidência geral de infecção por CMV foi de 32,1%. A sobrevida em 1 ano livre de infecção pelo CMV foi de 90,9% no grupo TAC/mTOR-I e 54,8% no grupo TAC/MF (p = 0,015), com HR = 4,06 (IC: 1,56-10,54). A análise ainda mostrou uma sobrevida livre de rejeição de 77,3% no primeiro grupo e 64,5% no segundo, entretanto o achado não foi significativo. Durante esse período, a média da taxa de filtração glomerular por CKD-EPI no grupo TAC/mTOR-I foi de 40 ml/min, enquanto no grupo TAC/MF foi 50,7 ml/min (p= 0,043). Ocorreu falência de enxerto em 4,55% e 3,23% respectivamente. Em 1 ano, houve apenas 1 morte no grupo TAC/mTOR-I.

Discussão e Conclusões

Esquemas imunossupressores de manutenção com TAC/mTOR-I foram associados com menor risco de infecção por CMV no 1º ano pós transplante, entretanto também se correlacionaram a menor taxa de filtração glomerular quando comparados com TAC/MF no mesmo período. As taxas de rejeição foram maiores no grupo TAC/MF, achado que não apresentou significância no presente estudo. Seguimento a longo prazo é necessário para melhor avaliar o impacto na sobrevida do enxerto.

Palavras Chave

Citomegalovírus, imunossupressão, tacrolimus, micofenolato, mTOR-I

Área

RIM - Imunossupressão

Instituições

Hospital Santa Casa de Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

Autores

Ana Carolina Guedes Meira, Silvana Maria Carvalho Miranda, Andre de Souza Alvarenga, Carlos Rafael de Almeida Felipe, Pedro Augusto Macedo de Souza, Livia Caetano Vasques, Claudia Ribeiro, Gerson Marques Pereira Júnior