Dados do Trabalho


Título

Simulação realística instrumento de aprendizagem no processo de doação de órgãos: relato de experiência.

Introdução

No âmbito da Educação Continuada a simulação realística (SR) compreende uma técnica para ampliar experiências e tem a intenção de proporcionar um gerenciamento satisfatório de situação semelhante quando ocorrer num contexto real. Contempla: objetivos, fidelidade, solução do problema, apoio e feedback. Com isso, experimentou-se a SR no processo de doação de órgãos. Objetivo: Relatar a experiência de enfermeiros na realização da SR no processo de doação de órgãos, como estratégia de educação continuada.

Material e Método

Relato de experiência. Estudo baseou-se nas deficiências percebidas pela equipe multiprofissional no processo de doação de órgãos em um hospital geral no estado de São Paulo, no qual enfermeiros da equipe reuniram-se para discussão, organização do cenário e implantação da SR.

Resultados

Ministraram-se as temáticas: abertura do protocolo de morte encefálica, manutenção do potencial doador e entrevista familiar. Cada temática ganhou um cenário, denominado estação de simulação, propiciando aprendizagem de forma interativa, atrelando conhecimento teórico e prática. Participaram 45 profissionais, com 1h30min aula teórica, os três cenários ocorrerão simultaneamente com 15 pessoas, 30min de duração. Enfatizou-se a importância de todos na equipe, para que o procedimento ocorresse no tempo e com o resultado esperados. Ao final, analisaram-se fragilidades e dificuldades na execução dos procedimentos, colaborando com a proposta da SR de identificação e a reconstrução de condutas.

Discussão e Conclusões

A experiência da SR no processo de doação de órgãos atingiu seus objetivos e seu relato serviu de estímulo para o investimento desta metodologia na instituição.

Palavras Chave

Educação Continuada, Doação de Órgãos, Enfermagem.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Notificação

Instituições

Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini - São Paulo - Brasil

Autores

Maria da Paz Vasconcelos Amorim, Daniella Cristina Donaires Barbato, Denise Santos Kadooka, Thias Gluglielminetti Ferrari, Deyvid Fernando Mattei da Silva