Dados do Trabalho


Título

Evolução da fragilidade em fase inicial do período pós-transplante renal

Introdução

A fragilidade caracteriza-se como uma medida de reserva fisiológica, inicialmente descrita e validada em populações geriátricas, a qual vem se mostrando preditora de desfechos no transplante renal (TxR). Baseia-se em cinco componentes: autorrelato de perda de peso, força muscular, fadiga, diminuição da atividade física e lentificação da marcha. Apesar do insulto cirúrgico, acredita-se que os indivíduos possam evoluir com melhora da fragilidade de modo precoce após o TxR. O presente trabalho visou avaliar esta recuperação.

Material e Método

Foram incluídos 87 indivíduos com idade ≥ 18 anos, submetidos ao TxR. Na admissão para o TxR (M0), foram coletados dados demográficos, clínicos e sobre o TxR, e aplicado o escore de fragilidade de acordo com Fried et al. Os indivíduos foram divididos em dois grupos: frágeis (fragilidade intermediária e frágeis) e não frágeis. O escore foi novamente aplicado três meses após o TxR (M1).

Resultados

No M0, 36,8% da amostra foi classificada como frágil e houve redução para 26,0% no M1, (p= 0,146). Em relação aos subitens da fragilidade, a perda de peso foi relatada em 32,2% dos pacientes no M0 e em 19,2% no M1 (p= 0,063). A porcentagem de força muscular baixa foi de 31,0% no M0, contra 24,3% no M1 (p=0,344). No M0, 20,7% da amostra pontuou no item fadiga e, no M1, 19,2% (p=0,812). O gasto calórico baixo mostrou-se presente em 46,0% dos pacientes no M0, versus 32,9% no M1 (p=0,092). A lentificação da marcha foi identificada em 4,6% da amostra no M0, reduzindo para 2,7% no M1 (p=0,538).

Discussão e Conclusões

Houve melhora em todos os componentes do escore de fragilidade após três meses do TxR na amostra estudada, porém não foi encontrada significância estatística.

Palavras Chave

Fragilidade
Transplante renal

Área

MULTIDISCIPLINAR - Nutrição

Instituições

Faculdade de Medicina de Botucatu- FMB/UNESP - São Paulo - Brasil

Autores

Milena dos Santos Mantovani, Nyara Coelho de Carvalho, Thomaz Eduardo Archangelo, Luis Gustavo Modelli de Andrade, Silvia Justina Papini, Sebastião Pires Ferreira Filho, Ricardo de Souza Cavalcante, Ricardo Augusto Monteiro de Barros Almeida