Dados do Trabalho


Título

Implantação de um projeto de captação de córneas na rede municipal de saúde de São José o Rio Preto

Introdução

As patologias que acometem as córneas podem ocasionar cegueira irreversível e incapacitar boa parte da população. Apesar de terem sido realizados 14.809 transplantes de córneas em 2018, ainda existem 8.788 pessoas na fila de espera para transplante O objetivo deste estudo foi analisar e traçar o perfil dos doadores de córneas captadas na rede municipal de saúde, por meio de uma parceria da Organização de Procura de Órgãos (OPO) com as UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Material e Método

Análise retrospectiva, das notificações dos óbitos ocorridos no período de maio de 2016 a dezembro de 2018 nas UPAs.

Resultados

Foram realizadas 57 entrevistas para doação de córneas, com 6(10,5%) recusas, 51(89,4%) doações; a faixa etária dos doadores foi de 40 à 60 anos e 60 à 70 anos (31,3%). O gênero masculino predominou em (74,5%), já o sexo feminino ocorreu em (25,4%). As causas de óbitos, foram às cardiopatias (35,2%) e os traumas (27,4%). Obtivemos 102 córneas, que após avaliação em lâmpada de fenda e microscopia especular realizada pelo Banco de Olhos, 38 córneas foram classificadas como ópticas, 34 como lamelar anterior e 4 como tectônicas.Vinte e seis córneas não foram preservadas, destas 7(13,72%) devido sorologia antihbc positiva. O tempo médio entre o óbito e a enucleação foi de 3 horas.

Discussão e Conclusões

Obtivemos notificações de doadores com menor índice de contra indicação para doação, menos tempo de internação e córneas com melhor qualidade. A maior parte das córneas foram classificadas como ópticas e apta para transplante. Mais parceria como está deveria ser formalizadas, pois podemos aumentar a disponibilidade de córneas com melhor qualidade para transplante.

Palavras Chave

doador, córneas

Área

TECIDOS - Córnea

Instituições

hospital de base\famerp - São Paulo - Brasil

Autores

JAMES LUZ ROL, LUCIANA SILVA RODRIGUES, FERREIRA, Marcos Morais, Regiane Sampaio, João Fernando Picollo ,Oliveira