Dados do Trabalho
Título
MOTIVO DA RECUSA DOS FAMILIARES PARA A DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS EM UM HOSPITAL DO ESTADO DE GOIÁS
Introdução
A doação de órgãos consiste na retirada de um ou mais órgãos e/ou tecidos de um indivíduo para a finalidade de transplantes. Desta forma, para que a doação de órgãos e tecidos aconteça, é necessário um potencial doador com diagnóstico de Morte Encefálica (ME), seguido da notificação à Central Estadual de Transplantes (CET), abordagem da equipe e autorização dos familiares do possível doador. Porém a recusa familiar é um dos obstáculos para a não efetivação da doação. Assim o objetivo deste estudo é citar as causas de recusa familiar para doação de órgãos e assim nortear ações de conscientização da população e de condução da entrevista pelos profissionais da Organização de Procura de Órgãos (OPO).
Material e Método
Trata-se de estudo de caráter quantitativo, descritivo, exploratório e retrospectivo. A pesquisa foi realizada com dados de 2015 a 2018 do Hospital Estadual de Urgências de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) e da Organização de Procura de Órgãos.
Resultados
Foram realizadas no período 261 entrevistas com familiares, destas 157 (60%) recusaram a doação. Sendo citados como motivos de não autorização 33% por não ser doador em vida, 26% família contrária a doação, 17,8% manter a integridade do corpo, 16,5% receio de demora na liberação do corpo e 6,3% familiares indecisos.
Discussão e Conclusões
O motivo mais frequente de recusa foi o doador ter manifestado em vida o desejo de não doar e a família ser contrária a doação, o que reforça a necessidade do desenvolvimento de ações de conscientização da população sobre o tema, tornando maior o número de pessoas que informem a família o desejo de serem doadores. Com a informação de maneira efetiva e o acolhimento de uma equipe multiprofissional qualificada, é possível sanar as incertezas dos familiares e mitigar os riscos de recusa.
Palavras Chave
Doação de Órgãos
Área
ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais
Instituições
Central Estadual de Transplantes - Goiás - Brasil, Organização de Procura de Órgãos Hugol - Goiás - Brasil
Autores
Katiuscia Christiane Freitas, Lara Tavares Santiago Borges, Nayara Martins Silva, Pedro Henrique Essado, André Luiz Fonseca, Ricardo Guimarães Rocha, Katiulcy Carvalho Oliveira