Dados do Trabalho


Título

FARMACOECONOMIA DO TRANSPLANTE RENAL COM DOADOR FALECIDO DE ACORDO COM A FUNÇÃO RENAL APÓS O PROCEDIMENTO

Introdução

O número de transplantes renais (RTx) está aumentando no Brasil e consequentemente os custos desse procedimento aumentam o orçamento da saúde no país . Os doadores com critérios expandidos são proporcionalmente mais usados para atender às necessidades aumentadas de RTx, levando a aumento na frequência de diálise após o transplante, função retardada do enxerto e maior tempo de internação hospitalar. O objetivo é avaliar o impacto da disfunção renal nos custos do RTx.

Material e Método

Análise retrospectiva de 1º RTx com doadores falecidos realizados entre jan/2010 a dez/2017.

Resultados

Foram realizados realizados 1300 transplantes renais doador falecido, excluídos 570 por diversos motivos, resultando em 730 pacientes. Definidos 3 grupos: Função Renal Imediata (FRI) -diminuição da creatinina sérica ≥ 10% em dois dias consecutivos; Função Retardada do Enxerto(DGF)- diminuição da creatinina sérica <10% em dois dias consecutivos, sem necessidade de diálise e Grupo Diálise (D)-necessidade de diálise durante a primeira semana . No grupo D os receptores eram mais velhos, estavam em diálise por maior tempo, e receberam mais rins com critérios expandidos; tempo de isquemia fria e KDRI também foram maiores. Pacientes no grupo D permaneceram mais tempo no hospital em comparação com FRI e DGF (p = 0,000) e mais pacientes (21%) foram admitidos em UTI em comparação com FRI (9%) e DGF (7%). Os pacientes no grupo FRI receberam alta com TFG melhor que o grupo DGF e D (p=0,000). Pacientes do grupo D realizaram número maior de exames laboratoriais (p =0,000), foram submetidos a mais biópsias renais (p<0,001), uma tendência também observada para o US Doppler do enxerto (p=0,071).Os dados de custos serão apresentados.

Discussão e Conclusões

Pacientes com DGF e D apresentam características que elevam em muito o custo do RTx.

Palavras Chave

DGF
FARMACOECONOMIA

Área

RIM - Registros/Resultados do Centro

Instituições

Serviço de Transplante Renal- Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - São Paulo - Brasil

Autores

RAQUEL MARTINS QUININO, FABIANA AGENA, FRANCIINE BRAMBATE CARVALINHO LEMOS, FLÁVIO JOTA PAULA, WILLIAM CARLOS NAHAS, ELIAS DAVID-NETO