Dados do Trabalho
Título
Transplante de Córnea no Brasil: Uma análise da atualidade
Introdução
Doenças relacionadas a córnea representam cerca de 4% a 5% das causas de cegueira reversível no mundo. Doenças como ceratopatia bolhosa, ceratocone, tracoma, distrofia de Fuchs e ceratites infecciosas, quando não tratadas adequadamente impactam consideravelmente na qualidade de vida do paciente. Um tratamento para diversas patologias que afetam a córnea é o seu transplante.
No Brasil, 95% dos transplantes são financiados pelo Sistema Único de Saúde. A doação de órgãos, o processamento e distribuição fica encargo do Sistema Nacional de Transplante.
O objetivo do estudo é analisar na literatura a atual realidade do transplante de córnea no país e apontar o cenário nacional em seu contexto
Material e Método
O método utilizado foi a pesquisa de artigos nas bases PubMed, Lilacs e Scielo. Foram analisados os títulos dos artigos, os quais foram selecionados 4 artigos devido a afinidade com o tema.
Resultados
O número de transplantes de córnea no Brasil aumentou cerca de 292% em cerca de 15 anos de 2002 a 2016. Enquanto a população do Brasil cresceu cerca de 15% entre os mesmos anos. Além disso, a lista de espera para o procedimento diminuiu de 19,189 indivíduos em 2002 para 10,923 em 2016. Entretanto, 50% dos candidatos ao transplante não conseguiram entrar na fila de espera devido a falta de informação burocrática e 12,2% haviam desistido de tentar algum tipo de reabilitação visual.
Discussão e Conclusões
A diminuição da lista de espera pelo transplante pode ser atribuída as medidas impostas pelo Programa Nacional estabelecido em 2001, além dos avanços técnicos existentes. Entretanto, a lista poderia ser maior se todos pacientes que necessitam do transplante tivessem acesso a um sistema de saúde efetivo.
Palavras Chave
Transplante de Córnea, Brasil, Oftalmologia
Área
TECIDOS - Córnea
Instituições
Fundação Hilton Rocha - Minas Gerais - Brasil, Universidade Federal de São João del Rei - Minas Gerais - Brasil
Autores
João Vitor Liboni Guimarães Rios, Priscila Cristian Amaral, Lisandro Liboni Guimarães Rios, Ariane Moreira Araujo, Caio Godinho Caldeira, Luísa Machado dos Santos Rocha