Dados do Trabalho
Título
Transplante renal: construção de um modelo assistencial de enfermagem
Introdução
A equipe de enfermagem tem importante participação na assistência ao paciente de transplante renal, exigindo do enfermeiro, no desempenho de suas funções, a elaboração de um cuidado individualizado e sistematizado, baseado em um modelo assistencial que permita a qualificação e padronização do atendimento. A escolha de um modelo assistencial de cuidados ao paciente está diretamente relacionada ao conhecimento e habilidades dos profissionais na assistência prestada, bem como à disponibilidade de recursos humanos e econômicos da instituição
Material e Método
Pesquisa convergente assistencial (PCA), realizada em uma instituição hospitalar referência em transplante localizada em Porto Alegre/RS, no período de novembro a dezembro de 2018. Realizou-se em uma das etapas a técnica de grupo focal com enfermeiros que prestam assistência aos pacientes de transplante renal na instituição. As falas foram gravadas e posteriormente transcritas. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da Instituição.
Resultados
Realizaram-se três encontros com 11 enfermeiros. Fundamentando o tema de discussão nas teorias de Watson e Oren, permitindo a construção do modelo assistencial de enfermagem que servirá de guia para o atendimento ao paciente nas fases pré, trans e pós transplante. Visando à busca constante por um melhor atendimento, atrelando o respeito, o carinho e o amor com uma visão holística e promovendo de forma integrada o autocuidado.
Discussão e Conclusões
Observou-se que esse momento de trocas de experiências durante as sessões permitiu uma maior integração entre a equipe, valorização dos enfermeiros que atuam no transplante e conseqüentemente a qualificação da assistência prestada na instituição.
Palavras Chave
Transplante de rim, cuidados de enfermagem, pacientes, pesquisa convergente assistencial.
Área
ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Pré-operatório
Instituições
Irmandade Santa casa de Misericórdia de Porto Alegre - Roraima - Brasil, Universidade Federal de Ciências da Saúde Porto Alegre - UFCSPA - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
Kelen Patricia Mayer Machado, Carine Raquel Blatt, Rita Catalina Aquino Caregnato