Dados do Trabalho


Título

Coordenação de Transplantes: o que podemos aprender com o modelo espanhol

Introdução

O país com o maior número de doadores de órgãos e tecidos para transplante per capita é a Espanha, com 48,0 por milhão de população (pmp), ostentando há 30 anos o recorde mundial e sendo eleito pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como referência em doação e transplantes de órgãos e tecidos.

Material e Método

Estudo descritivo exploratório, baseado em observação em campo, análise de documentos, processos e rotinas assistenciais desenvolvidos nas coordenações de transplantes na Espanha, no período de janeiro a abril de 2019.

Resultados

A Espanha tem 185 coordenadores hospitalares de transplantes (médicos e enfermeiros) que atuam nos hospitais públicos do país. A especialização é reconhecida como indispensável no processo de doação, sendo responsável por organizar o processo legal e assistencial. A Organização Nacional de Transplante (ONT) da Espanha investe em capacitações para os profissionais de forma continua e sistematizada, utilizando para o acolhimento e entrevista familiar o Modelo Alicante. Protocolos padronizados são utilizados por todas as coordenações, permitindo padronização de condutas, agilidade e segurança na execução das atividades. A ONT utiliza, em conjunto com coordenadores e equipes transplantadoras, um sistema informatizado para registro e armazenamento de informações bem como oferta e distribuição de órgãos e tecidos. O Modelo Espanhol não se trata de uma estratégia única, mas de um conjunto de ações planejadas.

Discussão e Conclusões

O sucesso do modelo Espanhol está nas boas práticas desenvolvidas pela ONT através dos programas de qualidade. Essas ações refletem no trabalho das coordenações hospitalares que tem seus serviços bem estruturados e com profissionais capacitados.

Palavras Chave

Doação de órgãos e tecidos, sistema de obtenção de órgãos, transplantes.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Alocação

Instituições

Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre - ISCMPA - Rondônia - Brasil, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre- UFCSPA - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Kelen Patricia Mayer Machado, Carine Raquel Blatt, Rita Catalina Aquino Caregnato