Dados do Trabalho
Título
O TRABALHO MULTIPROFISSIONAL DE EQUIPES DE TRANSPLANTE INTERVIVOS: IMPRESSÕES E EXPERIÊNCIA DE UMA ACADÊMICA DE MEDICINA EM ESTÁGIO EXTRACURRICULAR EM HOSPITAL DE SÃO PAULO
Introdução
O transplante de órgão sólido intervivos é um procedimento terapêutico de complexidade variável. O atendimento ao doador e receptor exige de estrutura profissional e hospitalar adequadas para a assistência, eliminação de dúvidas e, consequentemente, obtenção de bons resultados.
Material e Método
Consistiu na elaboração de relato da experiência a cerca de um estágio extracurricular realizado por uma acadêmica de medicina, membro da Liga Acadêmica de Transplante de Órgãos do Pará (LATOP). O estágio efetuou-se em um hospital particular paulista durante setembro de 2017, tendo duração de 15 dias. O relato foi elaborado com base em anotações pessoais, na vivência hospitalar com equipe de referência nacional e em experiências obtidas através de atividades acompanhadas em Belém-PA.
Resultados
Por meio da experiência foram adquiridos inúmeros aprendizados. Primeiramente, em relação à equipe de transplantes foi compreendido sobre a função, cotidiano e particularidades de suas atividades interdisciplinares, que envolvem de atendimento pré-cirúrgico ao seguimento ambulatorial pós-transplante. Além disso, aprendeu-se sobre práticas cirúrgicas, exames de rotina, acompanhamento evolucional, complicações frequentes e o ambiente hospitalar, que incluiu práticas em UTI e CTI.
Discussão e Conclusões
Em virtude do transplante intervivo ser uma terapêutica de impacto para os envolvidos, a metodologia empregada pelo grupo mostrou-se relevante, principalmente em reuniões clínicas e consultas individuais com psicologistas, algo que diferencia-se da prática belenense pela presença de repasses virtuais e reuniões destinadas à assistência aos pacientes, atividade para os que esperam por enxerto de doador falecido.Notou-se ainda o valor da formação acadêmica sobre o temática.
Palavras Chave
Transplante intervivos; equipe multiprofissional; estágio extracurricular
Área
MULTIDISCIPLINAR - Psicologia/Serviço Social
Instituições
Liga Acadêmica de Transplante de Órgãos do Pará - Pará - Brasil, Universidade Federal do Pará - Pará - Brasil
Autores
MARIA LUIZA ALVES COBINIANO MELO, SILVIA REGINA CRUZ MIGONE