Dados do Trabalho


Título

Segurança e qualidade: utilização de protocolos no processo de doação e transporte de tecido ocular em uma Organização de Procura de Órgãos do Noroeste Paulista.

Introdução

O seguinte trabalho pretende descrever a implantação de protocolos a partir de um Sistema de Gestão da Qualidade, referente a avaliação de potenciais doadores de tecido ocular, acondicionamento e transporte em uma OPO do Noroeste Paulista. Garantir a entrega dos tecidos com qualidade excelente exige processos eficazes, desde a efetivação da doação até o transplante propriamente dito. O objetivo principal do trabalho é mostrar que o cuidado criterioso proporciona controle de cada fase do processo, bem como certifica a equipes envolvidas da procedência e confiabilidade e rastreabilidade do tecido.

Material e Método

Estudo descritivo, apresentando implantação de protocolos em uma OPO a partir do ano 2018, ferramentas padronizadas e sua utilização até os dias atuais.

Resultados

Com a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade na OPO, protocolos e rotinas foram inseridos nos processos de avaliação, extração,acondicionamento e transporte de tecido ocular, ferramentas que auxiliam e norteiam as equipes a fim de garantir a qualidade dos tecidos ofertados pelo Banco de Olhos.Foram padronizadas caixas térmicas fornecidas pela instituição em que a OPO está instalada que são regularmente calibradas e qualificadas, além de passar por processo de desinfecção após cada uso. A padronização possibilitou melhor monitoramento, garantiu rastreabilidade, além da diminuição de notificações de não conformidades nesta fase do processo.

Discussão e Conclusões

Conclui-se que a implantação de um sistema que controle as avaliações dos potenciais doadores de tecido ocular, acondicionamento e transporte adequado, realizado por meio de ferramentas norteadoras e protocolos é vital para o processo de doação e transplante, pois não somente assegura a confiança e qualidade como promove as boas práticas de Gestão desse serviço.

Palavras Chave

doação; qualidade

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Hospital de Base - São Paulo - Brasil

Autores

Regiane Sampaio, João Fernando Picollo Oliveira, James Luz Rol, Marcos Morais, Luciana Silva Ferreira