Dados do Trabalho


Título

RETIRADA EM BLOCO DOS ENXERTOS HEPÁTICO E PANCREÁTICO PARA TRANSPLANTE. GANHOS NA LOGÍSTICA E NA QUALIDADE DOS ENXERTOS. A EXPERIÊNCIA DO RECIFE.

Introdução

A retirada simultânea de múltiplos órgãos abdominais representou um avanço na cirurgia do doador falecido. No Brasil predomina a técnica de retirada figado, pancreas e rins de forma individualizada, com separação "in situ". Por sua vez, o programa de transplante de pancreas da Unidade Geral de Transplante do IMIP, na cidade do Recife, adota a técnica de retirada em bloco do figado-pancreas com separação "ex situ". Desta forma o objetivo desse trabalho e´mostrar os aspectos técnicos e as modificações adotadas no procedimento de retirada em bloco do figado-pancreas e os resultados dos transplantes de pancreas e de figado.

Material e Método

Foram analisados 33 procedimentos cirúrgicos de retiradas de figado- pancreas em bloco com separação "ex situ" realizados de agosto de 2012 a março de 2019 com doadores nas cidades de Recife e Petrolina, em Pernambuco. Todos os transplantes de pancreas foram simultâneos com rim em loja retroperitoneal, com drenagem exócrina via anastomose entérica. Os transplantes de figados foram realizados em quatro programas de transplantes de figado na cidade do Recife.

Resultados

ASPECTOS LOGÍSTICOS: analise

CIRURGIA DE RETIRADA: descrição dos procedimentos da técnica cirúrgica de retirada, da perfusão dos órgãos e da separação dos órgãos. Lesões.

Tx PANCREAS-RIM: Todos os pacientes, exceto um, normoglicemicos. Dezenove (57%) enxertos funcionantes. Complicações: 20 cirúrgicas e 6 clinicas. 9 óbitos

Tx DE FIGADO: avaliação do tempo de isquemia, da função inicial do enxerto, complicações e óbitos.

Discussão e Conclusões

A técnica simplificou a logística, diminuiu o numero de profissionais, agilizou a retirada dos órgãos, preveniu lesões de parênquima e vasculares sem comprometer o tempo de isquemia e a função inicial dos enxertos .

Palavras Chave

transplante de pancreas, retirada em bloco figado-pancreas

Área

PÂNCREAS

Instituições

INSTITUTO DE MEDICINA INTEGRAL PROF FERNANDO FIGUEIRA - IMIP - Pernambuco - Brasil

Autores

BERNARDO DAVID SABAT, AMARO MEDEIROS DE ALBUQUERQUE, RUI DE LIMA CAVALCANTI NETO, CRISTIANO DE SOUZA LEÃO NETO, LUCAS STTERPHANN DE ARAUJO MATOS, CLARISSA SOARES PORTO, SHIRLEY E ENF, SIGLYA SOARES FERREIRA DOS SANTOS, KARLA E ENF