Dados do Trabalho


Título

Sistema de Gestão de Qualidade em uma Organização de Procura de Órgãos do Noroeste Paulista

Introdução

A Organização Mundial de Saúde reconhece como legítima toda padronização que tome por base a sistematização de processos que busquem aumentar a qualidade e a segurança da assistência ofertada aos pacientes. A certificação de uma Instituição de Saúde visa buscar, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover segurança e qualidade. A implantação de um SGQ busca monitorar os processos mitigando quaisquer riscos de não conformidade, e proporcionar uma melhor gestão. O objetivo do presente trabalho é descrever o processo de implantação do SGQ, bem como os resultados obtidos.

Material e Método

Estudo descritivo, amparado por um manual nacional, embasado em outras certificações mundiais, utilizado na OPO e suas CIHDOTTs de abrangência a partir da implantação SGQ em 2018.

Resultados

A instituição em que a OPO está instalada possui uma Acreditação Brasileira, o que auxiliou no desenvolvimento das ações, embora os manuais brasileiros não disponham de uma sessão específica para Doação de Órgãos, nem mesmo Transplante, sendo necessárias adaptações. Foram utilizadas ferramentas de gestão padronizadas na instituição, o PE, mapeamento de processos, fluxogramas, FEMEA, manual de indicadores, análises e tratativas, desdobramentos, sistema de notificação de não conformidades (eventos adversos) e near miss (quase erros), com devidas tratativas.

Discussão e Conclusões

Ao final da implantação, percebeu-se que o Sistema de Gestão da Qualidade trouxe melhorias permanentes e visibilidade para buscar melhores resultados, desempenhos, inovações, integrando os profissionais com um alto padrão de segurança e qualidade de excelência. O resultado mais vivível foi conseguido através do mapeamento de processos e análise dos indicadores que hoje apoiam os gestores nas tomadas de decisão mais eficazes.

Palavras Chave

Gestão, acreditação hospitalar

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Hospital de Base - São Paulo - Brasil

Autores

Regiane Sampaio, João Fernando Picollo Oliveira, James Luz Rol, Marcos Morais, Luciana Silva Ferreira, Taise Jordão Zanzarini