Dados do Trabalho


Título

GESTÃO DO PROCESSO DE DESCARTE DE ÓRGÃOS PARA TRANSPLANTE. FASE I: AVALIAÇÃO SITUACIONAL E PROPOSTA DE NORMATIZAÇÃO PARA O FIGADO.

Introdução

No atual cenário de transplantes de figado, em que a demanda supera a oferta de órgãos, a mortalidade dos pacientes na lista de espera exige otimização no aproveitamento dos órgãos doados. Dessa forma uma eficiente gestão do processo doação/transplante contempla a criação de mecanismos para identificar e prevenir o descarte de órgãos considerados viáveis para transplante. Portanto o objetivo desse trabalho foi realizar um diagnostico situacional para, em seguida, propor meios de gestão e controle de qualidade do processo de descarte de órgãos.

Material e Método

Selecionamos, como período de estudo, todos os procedimentos (cirurgias) de retirada de órgãos abdominais realizados durante o ano de 2018. Foram pesquisados as planilhas da Central Estadual de Transplantes e os Registros do Serviço de Patologia responsável pelo exame histológico.

Resultados

I - EVENTOS COM FIGADO:
148 cirurgias de captação, 30 figados importados de outros estados, 21 figados encaminhados para exame anatomo patológico, 15 figados exportados para outros estados

II - EVENTOS COM Tx DE FIGADO:
142 Tx de figado, sendo 136 Tx único de figado doador cadaver, 5 duplo figado-rim doador cadaver e 1 Tx de figado intervivos,.

III - EXAMES HISTOLÓGICOS:
identificados 25 laudos de exames anatomo patologicos.

IV - CAUSAS DE RECUSA:
tempo de isquemia (0), lesão do enxerto(0), condições do doador(8), condições do receptor(0) e outras(13)

Discussão e Conclusões

Considerando os resultados e a analise dos dados obtidos é´proposto, preliminarmente, desenvolver:
a) normas e rotinas agrupadas em um Procedimento Operacional Padrão
b) um protocolo de controle das peças cirúrgicas ,
b) um formulário de registro de recusa e de encaminhamento do figado para o ex histológico e
c) padronização do laudo diagnostico anatomo-patologico

Palavras Chave

ÓRGÃOS, DESCARTE, GESTÃO DE QUALIDADE

Área

FÍGADO - Registros/Resultados do Centro

Instituições

CENTRAL ESTADUAL DE TRANSPLANTES DE PERNAMBUCO - Pernambuco - Brasil

Autores

BERNARDO DAVID SABAT, NOEMY ALENCAR DE CARVALHO GOMES, FERNANDA LAMENHA DE FREITAS, ADRIANA GOMES FERREIRA, MARIANA BERNARDINO LEDO DE ARAUJO, FRANCISCO SALES DE ALBUQUERQUE FILHO, ISIS CARLA DE LIMA