Dados do Trabalho


Título

PERCEPÇÃO DE TRABALHADORES SOBRE O TRABALHO NA COMISSÃO DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

Introdução

A Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) atua na organização do fluxo de diagnóstico de Morte Encefálica (ME), captação e doação de órgãos nas instituições. Nesta perspectiva, teve-se por objetivo desse estudo foi analisar as percepções dos trabalhadores sobre suas práticas.

Material e Método

estudo qualitativo, realizado em hospital público do noroeste do Paraná, em março de 2016, por meio de entrevista com dez profissionais atuantes na CIHDOTT, pautada na questão “Fale-me de seu processo de trabalho na CIHDOTT deste hospital”. Os dados foram foram transcritos e submetido à análise de conteúdo temática. Os preceitos éticos foram respeitados (CAAE 83357818.0.0000.0104).

Resultados

A análise emergiram duas categorias. A primeira, intitulada “Atividades frequentes de trabalho em uma CIHDOTT” versou sobre a rotina laboral que redundam em melhores condições de trabalho e maior captação de potenciais doadores; na segunda categoria, “Desafios do trabalho em uma CIHDOTT” descreveu as barreiras religiosas na compreensão ME pela equipe médica e fatores emocionais que envolvem a abordagem à família. Por sua vez, a categoria “Fatores motivacionais do trabalho na CIHDOTT” destacou a atuação da coordenação e do trabalho em equipe vinculado ao cuidado humanizado, como forma de garantir a continuidade do processo.

Discussão e Conclusões

Uma comissão bem sucedida demanda esforço coletivo e determinação do serviço, através de rotinas para os integrantes que facilitem o processo e permitam a resposta à dúvidas (BRASIL, 2009). Mesmo perante dificuldades, os trabalhadores acreditam que a atuação em equipe e a humanização aplicada em cada atividade, é fator que permite a consolidação da CIHDOTT.

Palavras Chave

Obtenção de tecidos e órgãos. Estrutura dos serviços. Comissão para atividades práticas e hospitalares.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Notificação

Instituições

Santa Casa de Paranavaí - Paraná - Brasil

Autores

Marcia Angelo dos Santos, Aline Barbieri, Andreza Mara Campos de Melo, Tainara Oliveira Farias Batista, Verusca Soares de Souza