Dados do Trabalho
Título
O PAPEL DO ENFERMEIRO NO PROCESSO DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS PARA TRANSPLANTE.
Introdução
É de responsabilidade do enfermeiro todo planejamento, execução, coordenação, supervisão e avaliação dos procedimentos de enfermagem prestados ao doador, bem como, planejar e implementar ações para a otimização de doação e captação de órgãos e tecidos para fins de transplantes, conforme legislação vigente. (CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM,2004). O enfermeiro executa um trabalho muito além da manutenção da saúde, envolve tanto os pacientes que necessitam de cuidados quanto de seus familiares. É uma tarefa árdua que exige responsabilidades multifuncionais que partem do físico, passando pelo emocional, psicológico e até mesmo, pelo cunho espiritual (SILVA; GUIMARÃES; NOGUEIRA, 2015).Neste processo o enfermeiro possui grande relevância, sua atuação é efetiva do início ao fim, se coloca à frente com um trabalho humanizado de articular a doação de órgãos para que pessoas que necessitam do transplante possam continuar a viver.(SOUZA,2014)
Material e Método
Relato de experiência dos enfermeiros da CIHDOTT do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.
Resultados
Este é um desafio superado diariamente num esforço conjunto entre equipes, se readequando conforme os delineamentos das políticas públicas de saúde. Destacamos a necessidade de manter diálogo permanente com a todos os envolvidos com transplantes, em todas as esferas, e incentivar o entusiasmo naqueles que mesmo com dificuldades são comprometidos com a práxis da enfermagem.
Discussão e Conclusões
Todo processo de mudança organizacional exige planejamento e gera impactos, envolve transformação, e ruptura de hábitos e costumes. Os profissionais envolvidos nesse processo estão sempre buscando conhecimento e ferramentas que facilitem o planejamento das ações ou intervenções, e constantemente avaliando os resultados alcançados.
Palavras Chave
Enfermagem, Doação de órgãos, Transplantes
Área
ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Alocação
Instituições
HOSPITAL DE CLÍNICAS - UFPR - Paraná - Brasil
Autores
MARIA MACHADO COMPARIN, Natalie Garcia Domingos, Vivian Maria Reksua , Marcos David dos Santos Araújo