Dados do Trabalho


Título

Aspectos psicológicos dos pacientes transplantados cardíacos

Introdução

O transplante cardíaco é usualmente destinado a pacientes cardiopatas, que possuem Insuficiência Cardíaca grave (I.C), que passaram por diversos procedimentos e tratamentos clínicos, inclusive cirúrgicos, porém, estes não foram suficientes para melhorar a qualidade de vida. A literatura refere que adoecer do coração traz uma gama de simbologias, mistificações, com significativas representações subjetivas e pessoais.

Material e Método

Foi realizada uma revisão de literatura narrativa que se propõe a descrever o desenvolvimento e contribuições do tema de investigação, sob o ponto de vista teórico mediante a análise e interpretação da produção científica existente. A análise dos dados qualitativos foi baseada na descoberta dos núcleos de sentidos proposto por Minayo (2010) , que estabelecem uma interlocução a respeito da frequência ou da presença de algum significado para o objeto que será analisado.Este mecanismo de análise é constituído por três etapas: a pré-análise, a exploração do material, e o tratamento dos resultados obtidos e interpretação em que se articulam os dados apreendidos ao referencial teórico, objetivando responder as questões da pesquisa.

Resultados

Os estudos aqui citados apontam que há uma prevalência de sintomas depressivos e ansiosos nos pacientes candidatos a transplante, assim como no seu percurso pós este procedimento. Podendo observar que o atendimento e avaliação psicológica na fase pré-transplante é de suma importância, visto que existem fatores relevantes que influenciam diretamente no sucesso após o enxerto.

Discussão e Conclusões

Os autores reiteram que a presença de depressão após o transplante duplica o risco de morte, devido a isso, os mesmos sugerem que a abordagem psicológica deve ser focada no problema.

Palavras Chave

transplante cardíaco, implicações psicológicas e sociais, atuação do psicólogo.

Área

CORAÇÃO/PULMÃO

Instituições

ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAUDE PUBLICA - Bahia - Brasil

Autores

THAIS LIMA ARAUJO, MARIA CONSTANÇA CAJADO VELOSO