Dados do Trabalho


Título

Infecção por polioma vírus em transplantados renais em uso de tacrolimo e Everolimo

Introdução

A soropositividade para BKV pode chegar a 80% em pacientes com transplante renal, com 1 a 10% de nefropatia associada ao BKV o que influencia negativamente na sobrevida do enxerto. Portanto, o monitoramento da infecção é de suma importância. Este estudo descreve a incidência de infecção por BK vírus em transplantados renais e verifica a correlação com dois regimes imunossupressores, tacrolimo (TAC) e um inibidor da mTOR (imTOR) ou tacrolimo (TAC) e micofenolato sódico (MS).

Material e Método

Trata-se de estudo prospectivo que avaliou transplantados renais consecutivos no período de setembro de 2017 a setembro de 2018, mensalmente a partir da pesquisa de DNA viral por PCR em tempo real em amostras de plasma e urina. Amostras de urina foram classificadas de acordo com o número de copias em alto risco (> 10 milhões de copias/mL), médio risco (10.000 a < 10 milhões de copias/mL) e baixo risco (<10.000 copias/mL). As amostras de plasma foram classificadas como alto risco (> 10.000 copias/mL), médio risco (1.000 a <10.000 copias/mL) e baixo risco <1.000 copias/mL).

Resultados

118 amostras de sangue e 118 amostras de urina de 54 transplantados renais foram obtidas no período. Cinquenta e quatro amostras de urina e 34 amostras de plasma foram analisadas. 14,8% das amostras de urina foram classificadas como de alto risco, enquanto 14,7% das de plasma também eram de alto risco. 45,2% receberam TAC e imTOR e 54,8% TAC e MS. Dos pacientes que apresentaram amostras de urina e plasma classificadas como alto risco 80% receberam TAC e MS e 20% receberam TAC e imTOR

Discussão e Conclusões

A minoria dos pacientes dessa amostra apresentou níveis de replicação viral considerados de alto risco. No entanto, a incidência foi muito mais baixa naqueles que receberam TAC e imTOR o que sugere um efeito protetor dos imTOR contra a infecção por BK vírus.

Palavras Chave

polioma vírus, BK vírus; transplante renal; inibidor da mTOR

Área

INFECÇÃO - Vírus - Rim

Instituições

Fundação Hemominas - Minas Gerais - Brasil, Santa Casa de Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

Autores

Pedro Augusto Macedo Souza, Luciana Souza Madeira Ferreira Boy, Marina Lobato Martins, Larissa Lentz Braga, Gabriella Pires Tarcia, Silvana Maria Carvalho Miranda, Gerson Marques Pereira Junior, Andre Sousa Alvarenga, Carlos Rafael Almeida Felipe, Claudia Ribeiro