Dados do Trabalho


Título

Recusa familiar como inviabilidade de transplante no Estado de São Paulo: Uma busca exploratória.

Introdução

No ano de 2018 foi realizado um trabalho de conclusão de curso sobre transplante e após análise do mesmo observou-se que a recusa familiar é a maior causa entre os motivos para inviabilidade do processo de doação de órgãos.

Material e Método

O material avaliado foi o Registro Brasileiro de Transplante (RBT) entre os anos de 2011 a 2018, assim realizados uma revisão integrativa dos dados coletados.

Resultados

No ano 2018 obtiveram 10.788 potenciais doadores onde conseguiu-se realizar 6.441 entrevistas sendo 1905 efetuadas no Estado de São Paulo. Destas entrevistas realizadas no Estado de São Paulo houve 689 recusas (36%), estando atrás apenas do Paraná com 227 recusas em 844 entrevistas (27%) e Santa Catarina com 150 recusas em 457 entrevistas (33%).

Discussão e Conclusões

A partir destes dados podemos observar que a recusa familiar é a maior taxa de inviabilidade em comparação a 3% de contra indicação médica e 13% de parada cardíaca. Com isso podemos analisar as possíveis vertentes desse índice tão alto: a má formação dos profissionais quanto a dar más notícias; a falta de preparação da equipe para receber a família do doador e mantê-la ciente e esclarecida sobre o processo e a má formação do profissional frente a religião de cada indivíduo dificulta a aceitação da familia em doar. Além do quesito profissional, a falta de esclarecimento sobre o tema doação de órgãos na sociedade causa grande impacto negativo, pois se o indivíduo nunca ouviu falar sobre o tema ou não consegue compreendê-lo as chances de haver uma recusa familiar no processo de doação é grande. Por isso é de grande importância que haja elucidação da população através das escolas, mídias e programas de saúde.

Palavras Chave

Transplante, entrevista familiar.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Universidade de Sorocaba - São Paulo - Brasil

Autores

Thamirys Santos Souza, Cleber Muratt, Ana Paula Ribeiro Silva, Karina Machado