Dados do Trabalho


Título

EDUCAÇÃO CONTINUADA E O APRIMORAMENTO DO ACOLHIMENTO E DA ENTREVISTA FAMILIAR NO PROCESSO DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS PARA TRANSPLANTE

Introdução

Os transplantes são recursos terapêuticos indicados para pacientes com alterações irreversíveis de órgãos e tecidos. A educação continuada é ação imprescindível para otimizar o processo de doação, promovendo o aprimoramento constante dos profissionais que realizam desde o diagnóstico do óbito, a manutenção do potencial doador, o acolhimento e entrevista com as famílias de potenciais doadores. A equipe da Organização de Procura de Órgãos (OPO) atua juntamente com as CIHDOTTS durante todo o processo, e tem papel fundamental na capacitação dos profissionais de saúde

Material e Método

Revisão sistemática da literatura em saúde, utilizando-se os descritores: doação de órgãos e tecidos, acolhimento, entrevista familiar, recusa familiar, educação continuada, treinamento em serviço. Levantamento e análise da legislação pertinente ao processo de doação de órgãos no Brasil. Mapeamento das instituições e situação atual das CIHDOTTS na área de abrangência da OPO Zona da Mata, com criação e oferta de cursos de capacitação abrangendo todo o processo de doação, desde a identificação do potencial doador até a abordagem familiar.

Resultados

Espera-se otimizar o trabalho das comissões intra-hospitalares de doação de órgãos, impactando positivamente na qualidade da assistência e no número de doações.

Discussão e Conclusões

No Brasil o número de doações efetivas é muito inferior ao número de pacientes em filas de espera para receber um órgão. A viabilidade dos transplantes está diretamente relacionada, entre outros aspectos, a uma adequada manutenção dos potenciais doadores e à efetiva doação. A recusa familiar é um fator limitador significativo no processo de doação, daí a necessidade de informar e esclarecer a população e aperfeiçoar o processo de acolhimento familiar.

Palavras Chave

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS
ENTREVISTA FAMILIAR
EDUCAÇÃO CONTINUADA
RECUSA FAMILIAR

Área

MULTIDISCIPLINAR - Psicologia/Serviço Social

Instituições

OPO ZONA DA MATA/MG TRANSPLANTES - Minas Gerais - Brasil

Autores

Fernanda Deotti Rodrigues, Isabelle Carvalho Maia Ventura, Monica Campos Daibert