Dados do Trabalho


Título

BUSCA ATIVA DO POTENCIAL DOADOR: COMO FAZEMOS

Introdução

A busca ativa realizada pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), busca identificar precocemente possíveis casos de morte encefálica (ME), evitando escapes e otimizando o processo de doação/transplante. Este resumo objetiva apresentar como é feita a busca ativa em um hospital universitário público.

Material e Método

Relato de experiência.

Resultados

A realização da busca ativa teve início em 2014, sendo realizada uma vez ao dia, quando a CIHDOTT passou a contar com coordenação exclusiva. Já 2017 passou a ser realizada três vezes ao dia pelo plantão de sobreaviso da CIHDOTT. Como base é utilizada uma planilha eletrônica criada pelo Sistema Estadual de Transplantes (SET) a qual contém: identificação do paciente; diagnóstico; nível de sedação; data/hora da suspensão da sedação, se for o caso; nível de consciência, classificação das pupilas; reflexo foto motor e córneo palpebral; drive ventilatório e desfecho. São incluídos na busca pacientes com glasgow 03 ou completamente sedados. O profissional avalia o prontuário eletrônico do paciente, quando há inconsistências ou casos suspeitos de ME é realizado contato direto com o setor e avaliação do paciente, ao final a planilha é enviada por e-mail para a Organização de Procura de Órgãos.

Discussão e Conclusões

A busca ativa realizada três vezes ao dia permitiu que fossem identificados todos os pacientes com possibilidade de ME, porém como ponto de melhoria se sugeriu para SET a inclusão na planilha do tamanho pupilar, assim como estratégias para que o paciente com suspeita de ME tenha o diagnóstico efetivamente realizado, especialmente quando são considerados como não potencial doadores, visto que se observa pouco interesse na realização do diagnóstico nesses casos.

Palavras Chave

CIHDOTT; Busca ativa; Morte Encefálica

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ - Paraná - Brasil

Autores

Adriana Prado Prado, Cláudia Regina de Assis, Cristiane Etél Costa Becker , Elaine Fátima Padilha, Esmilane Cristina de Oliveira de Andrade, Fabiana Severino Kupka , Francislene Aparecida Biederman , Julieta Edilourdes dos Santos Souza, Marcia do Prado Pereira , Maricléia Sauer Neto , Reginaldo Passoni dos Santos , Solange Rogitski