Dados do Trabalho


Título

Influência de fatores burocráticos na recusa pelo Transplante

Introdução

Dentre as terapias para a Doença Renal crônica, o transplante renal é apontado como a melhor modalidade, no entanto, a burocracia no processo de ingresso à lista de transplantes faz com que muitos pacientes se recusem a realizar o procedimento. O objetivo é conhecer os motivos que levam os pacientes com doença renal crônica a recusarem o transplante renal

Material e Método

Estudo descritivo exploratório, de abordagem qualitativa, realizado com 22 pacientes submetidos a hemodiálise em um Centro de Tratamento de Doenças Renais na Bahia, que não estavam inscritos na lista de transplantes por opção. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada, sendo transcrita e submetida à análise de conteúdo proposta por Bardin.

Resultados

Alguns pacientes já tentaram ou apresentaram interesse em se inscrever na lista, entretanto a questão financeira e burocrática implicou na recusa ou desistência para o tratamento, pois muitas vezes os exames demoram bastante para serem realizados pelo SUS, necessitando que sejam feitos na esfera privada para adiantar o processo. É notório que há possibilidade de alguns pacientes ainda desconhecerem que os gastos advindos dos exames são pagos pelo SUS, que é o principal financiador de transplantes no Brasil. Além disso, a dificuldade de acesso ao SUS principalmente da população que reside longe dos centros transplantadores, possuindo os custos com deslocamentos para a realização dos exames foram citados como causas.

Discussão e Conclusões

A dificuldade de adentrarem na lista de espera, sobretudo por se tratar de uma população onde a maioria é de baixa renda e residentes de cidades do interior, impacta na recusa ao transplante. É necessário que a equipe de saúde informe sobre os direitos ao acesso gratuito em todas as etapas do transplante.

Palavras Chave

Transplante, Falência Renal Crônica, Emoções.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Notificação

Instituições

Universidade do Estado da Bahia - Bahia - Brasil

Autores

Ana Isabel Cezário Carvalho Conceição, Christielle Lidianne Alencar Marinho , Alana Mirelle Coelho Leite