Dados do Trabalho


Título

Anúria por trombose da veia renal no pós-transplante renal

Introdução

A trombose da veia renal (TVR) no pós-transplante renal tem uma prevalência de 0.1-4.2%, resultando frequentemente na perda do enxerto. As estratégias de prevenção e de tratamento não são consensuais.

Material e Método

Mulher, 52 anos, submetida a 3º transplante renal (txR) de dador falecido com 3 compatibilidades HLA. Sem antecedentes de patologia trombofílica. Enxerto colocado à direita, com 1 artéria e 1 veia, tendo esta calibre diminuído. Tempo de isquémia fria de 12h45min. Boa perfusão renal e diurese imediata. Imunossupressão inicial com Timoglobulina, seguida de Tacrolimus, Micofenolato e Prednisona, com boa evolução da função depurativa.

Resultados

No dia 2 pós-txR, verificou-se queda de Hb para 5g/dL e hematoma de 13cm peri-enxerto. No dia 3 pós-txR, detectada trombose da veia femoral comum (TVF), iniciou-se enoxaparina 1mg/Kg/dia. No dia 5 pós-txR, surgiu anúria súbita e doppler foi sugestivo de trombose da veia renal . Realizou-se trombectomia percutânea e instituiu-se perfusão de heparina não fraccionada .
A anúria persistiu durante mais de 90 horas.
No dia 5 pós procedimento endovascular, quando já se ponderava enxertectomia, reiniciou diurese, de volume crescente e com descida da creatininémia até 0.66mg/dL no dia 26 pós-txR.

Discussão e Conclusões

A doente apresentava fatores de risco de TVR: veia de drenagem de calibre diminuído, alo-enxerto direito e TVP prévia. Surgiu TVR apesar das medidas instituídas .
Este caso evidencia que a recuperação do enxerto renal com terapêutica endovascular e anticoagulação sistémica é possível, embora os resultados não sejam imediatos, incentivando a que se protele a decisão de nefrectomia.

Palavras Chave

Trombose da veia renal; disfunção precoce do enxerto; anúria; transplante renal; complicações

Área

RIM - Complicações

Instituições

Hospital de Santa Cruz - - Portugal

Autores

Joana Eugénio Santos, Ana Gaspar, Cristina Jorge, Jacineia Neto, Sara Querido, Célia Nascimento, Teresa Adragão, André Weigert, Margarida Bruges, Domingos Machado