Dados do Trabalho


Título

Sistema de Qualidade no Banco de Tecidos Humanos

Introdução

Os Bancos de Tecidos devem implementar um sistema de Gestão da Qualidade que inclua a definição da Política da Qualidade e a realização de ações da Garantia da Qualidade. Diante da necessidade em atender a norma regulamentadora, assegurando assim o cumprimento técnico-legal, foi iniciado o processo de implementação deste sistema no Banco.

Material e Método

Realizado estudo e análise da Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária de nº55/ 2015 e legislações pertinentes, bem como obtido assessoria externa para viabilizar a implantação da norma e assim atuar em conformidade com a legislação.

Resultados

A elaboração e execução do sistema de qualidade foi o meio utilizado para assegurar e documentar evidências que os resultados apresentados estão de acordo com os resultados planejados, desde a captação até a realização do transplante, desta forma foi cumprido requisito legal da norma.

Discussão e Conclusões

Assegurar um sistema de controle de qualidade é competência atribuída aos bancos, conforme estabelece a Portaria 2600/2009 e a RDC nº55/2015, na primeira etapa foram identificados todos os requisitos a serem cumpridos, instalado um sistema de gestão da qualidade documentado contendo o Manual da qualidade, Procedimentos Gerenciais, Procedimentos Operacionais e registros de Qualidade. Desta forma, assegurou-se a qualidade dos tecidos de forma documentada. Entendendo-se por qualidade em tecidos humanos a utilização de técnicas cientificamente comprovadas e ou validadas para eliminar ou reduzir ao máximo a possibilidade de transmissão de doenças infectocontagiosas e neoplásicas frente aos receptores destes tecidos.

Palavras Chave

Sistema de gestão de qualidade, controle de qualidade

Área

TECIDOS - Ossos

Instituições

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Katia Carmen Gabriel Scarpelini, Carlos Alexandre Curylofo Corsi, Luis Gustavo Gazoni Martins, Mitsuhisa Shoji, Rodolfo Leandro Bento