Dados do Trabalho


Título

Impacto do uso de órgão de doador Anti-HBc positivo no tempo em lista de espera para transplante de fígado

Introdução

A utilização de órgãos de doadores Anti-HBc positivos tem sido uma estratégia para otimizar a realização de transplantes e diminuir a espera em lista. O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto do uso de órgãos de doadores Anti-HBc+ no tempo em lista de espera para transplante de fígado (TF).

Material e Método

Estudo retrospectivo, unicêntrico. Detectados pacientes submetidos a TF com enxerto de doador Anti-HBc+ do banco de dados do Serviço. Selecionados controles entre os transplantados de doador Anti-HBc negativo, pareados por ano de inclusão em lista, tipo sanguíneo (TS) e intervalo de MELD corrigido (intervalos determinados como até 15, 16-20, 21-24 e >24). Os seguintes dados foram obtidos: idade, sexo, ano de inclusão em lista, ano de transplante, tempo de espera em lista, TS, diagnóstico de base, MELD funcional e corrigido, sorologia para VHB de receptor e doador. Variáveis compradas por q2 ou Mann-Whitney. Tempos de espera em lista comparados utilizando o teste de igualdade de variância.

Resultados

No período avaliado, foram realizados 34 transplantes de doadores AntiHBc+. Não se obteve controle por pareamento para 4 pacientes; foram, portanto, incluídos para análise 30 pacientes e 30 controles. A mediana de idade foi 55a casos x 57a controles (NS), sexo masculino 21x15 (p0,11), cirrose pelo VHC 12x8 (p0,27). A mediana e DP do tempo de espera em lista em dias, para casos e controles, foi respectivamente de: casuística total 184/231 x 198/265 (p0,460); TS A 239/146 (p0,158); TS B 111/57 x 259/472 (p<0,001); TS O 299/294 x 285/202 (p0,173).

Discussão e Conclusões

A utilização de órgão de doador Anti-HBc+ diminuiu o tempo em lista de espera para TF em pacientes do TS B. Análise considerando mortalidade em lista deve ser procedida.

Palavras Chave

Transplante de fígado, doador, doador Anti-HBc

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Alocação

Instituições

1. Divisão de Transplante de Fígado e Órgãos do Aparelho Digestivo – Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. - São Paulo - Brasil, 2. Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. - São Paulo - Brasil

Autores

Juliana Marquezi Pereira, Alice Tung Wan Song, Wellington Andraus, Débora Raquel Benedita Terrabuio, Rodrigo Bronze de Martino, Rafael Soares Nunes de Pinheiro, Hugo Marcelo Ribeiro Barbosa, Lucinete Pereira Marques Nery, Ana Paula de Moura Dias, Luiz Augusto Carneiro D’Albuquerque, Edson Abdala